segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O valor da ideia

Por Daniel Bushatsky
no Digestivo Cultural

A pensadora política Hannah Arendt, no seu livro Entre o Passado e o Futuro discute com maestria que valor é um bem social e depende da época: "Valores são bens sociais que não têm significado autônomo, mas, como mercadorias, existem somente na sempre fluída relatividade das relações sociais e do comércio. Através desta relatividade, tanto as coisas que o homem produz para seu uso como os padrões conforme os quais ele vive sofrem mudança decisiva: tornam-se entidades de troca e o portador de seu valor é a sociedade e não o homem que o produz, usa e julga".

Interessante pensar que, se o valor da ideia muda dependendo dos costumes da sociedade, os candidatos poderiam ter um leque maior de propostas criativas em diferentes momentos. Será que isto realmente acontece?

Acho que sim. Aristóteles pregava que a democracia da pólis servia para dar "uma boa vida aos cidadãos", mas não ligava de subjugar mulheres e de ter escravos. Ao contrário, eram necessários para que houvesse a possibilidade do exercício da democracia.

AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário