sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cinema ou propaganda ideológica?


Por Felipe Fonseca
enviado por email

Os principais líderes da América Latina ganharam um palco privilegiado com o novo filme de Oliver Stone “Ao Sul da Fronteira”. O longa registra a viagem do diretor por cinco países da América Latina e exibe conversas informais com os presidentes da região, incluindo Hugo Chávez, que tem trânsito livre para falar de sua ideologia que beira a ditadura.

O filme trata do avanço da esquerda na região e há grandes suspeitas de que seja financiado. Oliver Stone, inclusive, está engajado no lançamento global da película e estará no Brasil, nesta segunda-feira (dia 31).

A abordagem é bastante oportuna em ano de eleição já que a popularidade do presidente venezuelano está em queda. Chávez já entendeu a importância dos veículos de massa e, por isso, dispõe de uma equipe formada por 200 pessoas para alimentar com propaganda ideológica seus posts tanto no blog, quanto no Twitter. Enquanto isso, a liberdade de imprensa é cerceada e a propriedade privada e os direitos jurídicos diminuem cada vez mais no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário