terça-feira, 11 de maio de 2010

Folga para deputados assistirem a Copa

Proposta quer adiantar férias de parlamentares para dia 10 de junho. A desculpa é o mundial de futebol, que só começa um mês mais tarde. Para ser aprovada, líderes de todos os partidos ainda têm que concordar.

Por Heloísa Torres
Para o site G1 (Brasília)

Já pensou se você ganhasse folga para assistir a todos os jogos da Copa que quisesse? É o que governo e oposição na câmara estão defendendo, mas só para os próprios parlamentares.

Garantir um lugar na Seleção para disputar a Copa é o sonho que vai embalar a noite de muitos jogadores brasileiros. Já o dos deputados é garantir um lugar em frente à telinha. Como? Antecipando em 40 dias o recesso parlamentar. O líder do governo, que fez a proposta, explica:

“A partir do dia 10 de junho, ninguém vai fazer com que os deputados venham aqui votar”, diz Cândido Vacarezza (PT-SP),

Só que os jogos da Copa do Mundo, que começam dia 11 de julho, serão às 8h30, às 11h e às 15h30. Na prática, as votações só ocorrem depois desse horário, pra lá das 17h. O líder do PSDB acha que o eleitor vai compreender a ausência dos deputados.

“A decisão de não votar, eventualmente, foi uma decisão política que cabe ao parlamento assumir”, diz o deputado federal João Almeida (PSDB-BA).

Para as férias dos deputados começarem mais cedo é preciso que os líderes de todos os partidos concordem. Em ano eleitoral, já se trabalha menos. Geralmente, uma semana em agosto, outra em setembro e nada mais até as eleições. É o chamado recesso branco. E como nenhuma falta é computada, a torcida pela seleção e pelo voto do eleitor não vai comprometer o salário de nenhum parlamentar.

Um comentário:

  1. isto é um absurdo, os professores, motoristas e outros tabalhadores param por alguns dias lutando por melhores salários e são obrigados a voltar sob pna de ter a remuneração comprometida, acho que devemos parar tambem para ver a copa pela "telinha " igual aos parlamentares , só assim eles sentiram o mal que nos fazem , ja imaginou o País Brasil parado por 40 dias pra ver a copa ?
    como ficará a nossa economia?

    ResponderExcluir