quarta-feira, 26 de maio de 2010

Exoneração na Pinacoteca estadual

Como muitos artistas estão me perguntando sobre a questão, e se o ocorrido é verdade ou não, resolvi apresentar essa nota pública para esclarecimentos:

Na segunda-feira passada tomei conhecimento de que fui exonerado do cargo de direção e chefia cultural da Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte. Não tenho conhecimento dos motivos oficiais e não recebi nenhum comunicado por parte da Fundação José Augusto sobre a questão. No Diário Oficial divulga, como é comum, que o governador do Estado me exonera a pedido (pedido meu não foi), mas não é claro de quem é esse pedido. Imagino que só a direção da FJA poderia fazer esse pedido, mas é difícil acreditar que a direção poderia pedir a exoneração sem ao menos comunicar ao funcionário.

Muitos não conhecem os procedimentos políticos, mas esclareço que fui indicado pela Executiva do Partido dos Trabalhadores para exercer o cargo na Pinacoteca do Estado, portanto, cabe a essa Executiva deliberar sobre a minha exoneração caso julgue que o cargo não está sendo desempenhado com qualidade, assegurando inclusive o meu direito a defesa sobre o tema - como exige o estatuto do Partido dos Trabalhadores - para daí então solicitar que seja oficializado esse pedido da exoneração.

Como não aconteceu dessa forma e por me sentir totalmente injustiçado, pois dediquei três anos de trabalho ao cargo e solicito ao menos que sejam feitos os devidos procedimentos políticos sobre a questão, encaminhei para a Executiva do Partido dos Trabalhadores o meu pedido de esclarecimento e reintegração ao Cargo.

Na segunda-feira, dia 31, haverá reunião da executiva do partido onde tudo será esclarecido. Independente dessa questão, já era planejado de minha parte deixar em meu site um relatório dos projetos que apresentei para a Pinacoteca do Estado a disposição da sociedade, o que farei independente de qualquer fato. Pois, em respeito à sociedade e, em especial, aos artistas plásticos, me sinto no dever de apresentar um relatório geral do meu trabalho.

Luciano Costa
Artista Plástico, Artista Gráfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário