segunda-feira, 31 de maio de 2010

Inscrições para o Revelando o Brasis


Moradores de cidades com até 20 mil habitantes poderão inscrever histórias reais ou de ficção. Os 40 autores selecionados farão uma oficina audiovisual e transformarão a história em vídeo digital. Ao final, as obras serão exibidas em um circuito aberto e gratuito pelas ruas dos municípios participantes.

De 1º de junho a 30 de julho estão abertas as inscrições para o Concurso de Histórias do Revelando os Brasis Ano IV. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ser morador de município com até 20 mil habitantes. As 40 histórias selecionadas serão transformadas em vídeos com duração de até 15 minutos pelos seus autores. O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis nos sites www.revelandoosbrasis.com.br, www.cultura.gov.br e nas secretarias de educação e de cultura das Prefeituras das cidades com até 20 mil habitantes. Mais informações no Instituto Marlin Azul pelo telefone (27) 3327-2751 ou através do e-mail revelando@imazul.org

Patrocinado pela Petrobras, Revelando os Brasis tem como objetivo viabilizar a produção de vídeos digitais nos pequenos municípios brasileiros. O projeto é uma realização do Instituto Marlin Azul e conta com a parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. De acordo com levantamento divulgado em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.568 municípios; desses, 4.006 têm até 20 mil habitantes.

Podem ser inscritas histórias reais (baseadas em fatos históricos, personagens, tradições populares, etc) ou de ficção. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural, comunicação colaborativa e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para realizar os vídeos.

Nas três primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2009, foram produzidas 120 obras, entre ficções e documentários. Depois de finalizados, os vídeos são apresentados em suas comunidades através do Circuito Nacional de Exibição, que leva uma tela de cinema para ruas e praças dos municípios. As produções também são exibidas no Programa Revelando os Brasis, que vai ao ar pelo Canal Futura. Os vídeos do projeto são lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

Revelando os Brasis Ano IV (Concurso Nacional de Histórias)
Inscrições: 1º de junho a 30 de julho de 2010
Público: Pessoas acima de 18 anos moradoras de cidades com até 20 mil habitantes.

Ficha de inscrição e regulamento através do www.revelandoosbrasis.com.br / revelando@imazul.org

Mais informações:
Ana Paula Alcantara/Caroline Polese/Nathalia Valadares
(27)-3345-6632 (27)-3345-6682 (27)-9961-6245

* Do blogueiro: a foto que ilustra este post é da documentarista Mary Land Brito - a mesma do Doc Sangue de Barro. Ele produziu um vídeo pelo projeto Revelando os Brasis sobre a história da Praia de Pipa, dos primeiros pescadores que habitavam a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário