sexta-feira, 28 de maio de 2010

Entrevista - Marina Elali


Após emplacar seis canções em novelas globais e firmar parceria com Jon Secada, Marina Elali volta a Natal para show no Boulevard

O palco do Boulevard assiste a volta triunfal de uma das intérpretes potiguares de melhor alcance nacional de todos os tempos. Críticos mais afeitos ao regionalismo ou às letras rebuscadas e eruditas desqualificam a música de Marina Elali, claramente direcionada à grande massa. E daí se a cantora e compositora trilhou o caminho mais fácil da aceitação popular? Dentro desse segmento, uma potiguar tem conquistado sucesso sem ocupar o espaço de ninguém. Já são seis músicas escolhidas como trilha sonora de novelas globais, parcerias com músicos internacionais e participações na TV e no cinema. E dessa maneira, com profissionalismo, talento vocal, conhecimento instrumental e uma competente assessoria, Marina Elali constroi uma carreira sólida no cenário pop-romântico brasileiro –reinado do Roupa Nova. No show de amanhã no Boulevard, Marina Elali traz romantismo e música dançante para mostrar os sucessos de uma trajetória impulsionada pelo Programa Fama, como uma deusa...

Entrevista – Marina Elali

Você tem se notabilizado pela interpretação. Há também um trabalho de composição em curso, há projetos nesse sentido?
Sou compositora, mas talvez poucas pessoas saibam disso. Gravei musicas minhas em todos os meus projetos. No meu primeiro disco Marina Elali, no segundo De corpo e alma, outra vez e no meu primeiro DVD Marina Elali, Longe ou Perto, que foi recentemente lançado pela Som Livre. Inclusive, estou muito feliz, pois acaba de ser lançado nos cinemas de todo o Brasil o filme Segurança Nacional (Globo Filmes) que tem duas musicas minhas na trilha sonora. As musicas são Conselhos, que escrevi música e letra, e Talvez, uma parceria com um dos maiores compositores do nosso pais, meu amigo e parceiro musical Dudu Falcão. E já que falamos sobre esse filme queria aproveitar e dizer a todos os meus fãs que agora eles vão puder me ver na “telona”. Participo de uma cena do longa, interpretando o Hino Nacional.

Algumas canções suas viraram trilhas sonoras de novelas. Como surgiu essa oportunidade?
Sempre que falo sobre as minhas musicas que foram temas de novelas me emociono porque cada musica teve uma história diferente e todas foram muito especiais pra mim. A primeira foi a musica Você (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) que foi tema da novela América, em 2005. Enviei algumas musicas para Jayme Monjardim ouvir e por sorte ele gostou da minha gravação. Até então não nos conhecíamos. A partir daí, Jayme virou um dos meus padrinhos e me deu essa oportunidade de cantar em novelas dele mais duas vezes; em Páginas da Vida (2006), onde o meu tema foi One Last Cry, e em Viver a Vida (2010), onde cantei o dueto com Jon Secada Lost Inside Your Heart. Uma outra vez fui convidada pela própria Rede Globo, por Mariozinho Rocha e Jorginho Fernando, para gravar Eu Vou Seguir especialmente para a novela Sete Pecados. Já a novela Duas Caras, a música All She Wants - o Xote das meninas foi mostrada a Wolf Maia numa reunião de repertório e ele aprovou a música. Gloria Perez também sempre gostou do meu trabalho e me deu várias oportunidades. Participei da trilha sonora da minissérie Amazônia, cantando Sabiá do meu avô Zé Dantas em parceria com Luiz Gonzaga. Fiz uma participação em O Clone, etc. E tive seis músicas em trilhas sonoras de filmes também. Devo isso a muitas pessoas que abriram as portas pra mim. Sou grata a todos.

Como se deu essa parceria com Jon Secada?
O primeiro contato veio através da Som Livre, minha gravadora. Recebi um telefonema e fiquei sabendo que Jon Secada estava com planos de gravar o primeiro DVD dele aqui no Brasil, que ele queria gravar um dueto com alguma cantora brasileira e que eu tinha sido escolhida. Confesso que só acredito nas coisas quando elas acontecem. Alguns meses depois eu fui para Miami para ensaiar com Jon Secada e comecei a acreditar que aquilo realmente estava acontecendo comigo. Sempre fui muito fã dele, então tudo parecia um sonho. Participei do DVD cantando as musicas Lost Inside Your Heart (Jon Secada) e Só te ver Sorrindo (Jon Secada/ Jose Gaviria/ v.Marina Elali) também com participação do Monobloco. Como a musica Lost Inside Your Heart foi escolhida para trilha sonora de novela, nós gravamos também uma versão em estúdio, incluída no meu DVD. Nossa parceria e amizade foram crescendo e decidimos fazer uma turnê no Brasil que aconteceu com sucesso em abril deste ano. E pra minha felicidade e de todos os meus fãs, o DVD The Best of Jon Secada - Live From Rio será lançado em breve em todos os outros paises da América Latina e nos Estados Unidos.

Também temos Roberta Sá com carreira reconhecida no âmbito nacional. Por que vocês duas conquistaram um espaço tão disputado por tantos artistas potiguares também talentosos?
Temos algumas coisas em comum nas nossas carreiras, como a participação no Programa Fama da Rede Globo, músicas em trilhas sonoras, etc., mas isso foram apenas alguns passos que nós demos. Cada pessoa tem a sua historia. Muitos fatores são importantes para que qualquer artista seja reconhecido nacionalmente e não existe uma “fórmula”. Torço por todos os talentosos artistas potiguares e espero que muitos outros se destaquem no cenário nacional. Quanto mais isso acontecer ficarei feliz e orgulhosa.

O que o público pode esperar desse show? Repertório mesclado e acompanhado de banda ou um show mais intimista?
Um show romântico e dançante que inclui todos os meus sucessos: temas de novelas, músicas novas, um momento mais intimista onde toco músicas minhas no piano, um momento que canto músicas que estão tocando nas baladas de todo o Brasil pra todo mundo dançar, etc. Cantar em Natal é sempre muito especial para mim.

Show - Marina Elali
Onde: Boulevard Recepções (Av. Maria Lacerda, Nova Pernamirim)
Data e hora: amanhã, às 21h
Ingressos: R$ 200 (mesa) e individuais (R$ 30 - acomodados em mesas)
Vendas: Michelle Tour (4009-0677) e La Femme Lingeire (3646-3292)

* Publicado no Diário de Natal de hoje

Do blogueiro: Não retiro uma palavra do que disse na abertura do texto. De antemão afirmo que não aprecio o estilo musical de Marina Elali. Basta dizer que detesto Mariah Carey e Celina Dion. Antes Marina Elali tivesse se voltado à nossa música de raiz - caminho maravilhosamente trilhado por Khrystal. Não é, infelizmente. Desde adolescente Marina escolheu o caminho mais fácil, da maioria. E daí, também, se ela ou o pai tem dinheiro para estreitar o árduo caminho do sucesso? E talvez aí resida o preconceito da maioria. Ou alguém gosta da música de Gilliard? Voz afinada – chata ou não – a moça tem. Ou não driblaria o crivo de críticos selecionados do programa Fama e alcançaria o terceiro posto, depois de desbancar milhares de pretendentes. Beleza e carisma, também. Pelo menos para agradar o grande público e o Faustão. E imagino que ela não queira muito mais do que isso. Talvez pela carência de bons nomes na seara da música regionalista, da MPB mais elaborada ou do Rock ou pela luta incansável de compositores fantásticos da nossa terra em alcançar um décimo do espaço na mídia nacional conseguido por Marina, tamanhas críticas da imprensa. Acho essas críticas injustas. Marina Elali não toma o lugar de ninguém, como disse. Se merece mais ou menos do que outrem aí já é outra questão.

2 comentários:

  1. A Creperia Sobradinho que fica em Petrópolis, tem no seu cardápio nomes de escritores, artistas, músicos e etc do RN e do RS. Fiquei indignado e muito PUTO para falar a verdade, por ver uma foto de Narina Elali dentro desse ambiente.
    Ainda na Creperia, tiveram a ousadia de tocar músicas dela, justamente no dia em que fui comer um dos deliciosos crepes com a minha esposa. Olha, isso mereceu uma reclamação por escrito e até agora não voltei lá.
    Acredito que Narina é uma criação do CAPITAL assim como muitos outros grupos que apareceram pelo Brasil e pelo mundo. Narina Elali, se eu tivesse o seu ou do seu pai dinheiro, talvez eu fosse mais famoso que você, afinal tudo o que tu falas parece milimetricamente pensado para poder sair de tua boca.
    Uma pena, desperdicar um talento assim, ela daria uma boa funcionária pública.

    ResponderExcluir
  2. Me lembro bem da gravação do DVD dessa moça, no machadão, fui ver Alceu Valença, mas antes vi a palhaçada da gravação.

    Foi simplesmente ridículo, meu marido quase morreu de rir.

    "Perdi meu anel"... Esse foi o grand finale da Narina, como diz o rapaz do outro comentário.

    Se eu fosse ela deixaria pra cantar no banheiro mesmo.

    Tire isso de seu blog.

    Julia Mércia

    ResponderExcluir