terça-feira, 11 de maio de 2010

Isso é arte contemporânea (?)


As fotografias do artista visual pernambucano Bruno Vilela promovem uma releitura do universo do conto de fadas. Nestas fotos, personagens de contos de fadas aparecem em situações mórbidas, estranhas e mesmo perturbadoras, como a Branca de Neve esvaída em sangue e desmaiada numa floresta, ou Alice caída na entrada de uma casa, de onde só se vê parte de seu corpo.

E daí parte o questionamento, a reflexão da arte contemporânea: o que há por trás dessas imagens? Por que elas nos inquietam tanto?

É o que aborda e questiona a exposição “bibbdi bobbdi boo” - uma série de fotografias de autoria de Bruno Vilela que serão apresentadas em exposição individual no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza.

A chegada da modernidade no século 20 modificou a nossa concepção de narrativa ou estruturação de uma obra de arte ou de um texto. A essa maneira de se contar histórias, a pesquisadora Katia Canton chamou de “narrativas enviesadas”. Compostas a partir de tempos fragmentados, sobreposições, repetições e deslocamentos, elas rompem com a idéia de “começo-meio-fim” tradicional. É a não-linearidade de seus elementos que prevalece.

Um comentário:

  1. Sinistro, porém interessante.
    Na verdade, prestando bem atenção a gente percebe que o terror ronda, disfarçado, uma boa parte das historinhas infantis. Por coincidência estou lendo um livro chamado "O acalanto e o horror", que trata do tema do terror nas histórias e canções de ninar.

    ResponderExcluir