sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Academia Cearamirinense de Letras

Por Pedro Simões Neto
(enviado por Lúcia Helena Pereira)

Reunimo-nos ontem à noite, pelas vinte horas, numa das salas do CAIC, em Ceará-Mirim e formamos uma comissão de constituição da nossa Academia Cearamirinense de Letras e Artes (ACLA) formada por Franklin Marinho, Gibson Machado, Leonor Soares, o professor Assis Rodrigues e eu.

A comissão examinará, preliminarmente, a sugestão de Patronos, a proposição de acadêmicos e a minuta do Estatuto, com vistas à convocação de uma assembléia para criação da instituição, do final deste mês para início do próximo.
Consideramos a sugestão de vinte (20) patronos, a saber:

Nilo Pereira, Edgar Barbosa, Juvenal Antunes, Maria Madalena Antunes Pereira, Adelle de Oliveira, Augusto Meira, Rodolfo Garcia, Júlio Magalhaes de Senna, Inácio Meira Pires, Jayme Adour da Câmara, Padre Jorge O´Grady de Paiva, Elviro Carrilho da Fonseca, Dolores Cavalcanti, Herculano Bandeira de Melo, José Emidio Rodrigues Galhardo, José Alcino Carneiro dos Anjos, Francisco Pereira Sobral, Etelvina Antunes de Lemos, Antonio Glicéri e Fco. de Salles Meira e Sá.

Igualmente, a proposição de acadêmicos, como a seguir:

Sanderson Negreiros, Bartolomeu Correia de Melo, Lúcia Helena Pereira, Ormuz Simonetti, Hamilton Dantas, Pedro Simões, Alice Brandão, José de Anchieta Cavalcanti, Geraldo Pereira, Franklin Marinho, Crédio Torres Júnior, Francsco de Assis Rodrigues e Leonor Soares, sem prejuizo de acréscimos.

Cogitamos, mas não formulamos consultas aos cogitados, dos nomes de : Ivonne Câmara, Emmanuel Cavalcanti, Maria das Graças Barbalho Teixeira, Joana D´Arc Arruda e Francisco Martins.

Alguns nomes que ressaltam como óbvio, dado o seu valor intelectual, foram sondados e escusaram-se de participar por questões de foro íntimo.

Faremos, antes mesmo da assembléia, uma segunda reunião para ajustar as proposições e sugestões consensuais que serão levadas à discussão por todo o grupo de fundadores.
Aqui ficamos, no aguardo de suas sugestões.

Grande abaço
Pedro Simões Neto

Do blogueiro: Permita-me opinião de quem tem raízes familiares profundas naqueles verdes vales cearamirinenses: faltam aí dois nomes importantes: Alcides Villar, com trabalho de genealogia tão importante quanto o pesquisado por Ormuz Simonetti, e o do escritor Franklin Jorge, estranhamente sacado da lista. Conveniências e relações pessoais não devem interferir em escolhas do tipo. Mas parabéns pela iniciativa. Seria ótimo se cada município se mobilizasse dessa maneira.

2 comentários:

  1. Marcos Lima disse: Muito bom. Espero que a Academia de Ceará-Mirim não se envolva nas campanhas do Nobel para os habitantes da mata. Belas matas de maçaranduba, pra quem gosta da sombra das árvores e dos seus troncos.

    ResponderExcluir
  2. Ticiano Borges disse: Uma sugestão: Convidem para sócios lítero-beneméritos o futuro Nobel natalense de literatura e seu guru divulgador. Mais informações no Sebo Vermelho. Estamos em campanha.

    ResponderExcluir