segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bate papo com Paulo Laguardia

No Diário de Natal
matéria de ontem

A 4ª edição do Festival Goiamum Audiovisual nem começou e já provocou discussão oportuna e polêmica a respeito da produção cinematográfica potiguar. Em grupos de conversação na internet, a curadoria da Mostra Competitiva Nacional Curta Goiamum – uma das etapas do evento – explicou os motivos para nenhum curta potiguar constar na seleção dos curtas a serem exibidos durante o evento: falta de qualidade técnica.

Entrevista - Paulo Laguardia

O jornalista e documentarista Paulo Laguardia viaja hoje a Cuba para receber prêmio internacional pelo documentário O Voo Silenciado do Jucurutu (DocTV, 2007), com roteiro baseado na trajetória da cineasta potiguar Jussara Queiroz. Amanhã, estará na Embaixada da Espanha, para receber outro prêmio pelo mesmo doc, mas ambos ainda são um mistério. Laguardia foi chamado à curadoria do Curta Goiamum. Rejeitou o convite em razão de viagem. Mas disse que "gostaria de ter participado por acreditar nos jurados".

Já integrante de curadorias e também realizador, qual sua opinião a respeito da posição tomada pela curadoria do Curta Goiamum?
Não é por ser potiguar que se tem de por a mão na cabeça. Só cresceremos se houver critérios de qualidade. Não vi os curtas, mas acredito nos critérios adotados. Teve gente afirmando que jogaram o audiovisual potiguar no lixo. É exagero. Vamos deixar de provincianismo. Temos que lutar pela nossa produção, mas não desse jeito. Participei agora da curadoria do Fundo de Incentivo à Cultura. Foram mais de 40 projetos e vi muita coisa sem qualidade.

O Voo Silenciado do Jucurutu é uma mostra de que a produção potiguar tem qualidade?
Vou lhe contar uma particularidade: no júri que aprovou o projeto do doc tinham cinco pessoas. Duas delas eram Josenilton Tavares e Josimey Costa, meus amigos. Fiquei constrangido quando soube da presença deles no júri. Quem me deu o resultado foi Josimey: ‘Seu projeto foi aprovado, mas eu não votei nele’, ela disse. Depois eu liguei pra Josenilton. Ele também disse que não votou no meu filme. Ou seja: foram os outros três que elegeram meu filme. E você não sabe como isso valorizou meu trabalho. A gente precisa é ser honesto e isento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário