segunda-feira, 15 de novembro de 2010

II Festival Literário de Pipa

Release

Entre os dias 18 e 20 de novembro, de quinta-feira a sábado que vem, acontece o 2º Festival Literário da Pipa, o Flipipa. O lugar não poderia ser mais propício a esta viagem literária: a multicultural e paradisíaca praia da Pipa, pertencente ao município de Tibau do sul, no Rio Grande do Norte.

O Flipipa é uma mistura bem dosada de atividades culturais voltadas ao exercício da literatura, do despertar da escrita à discussão de ideias, tendo como referência a obra e o pensamento de vários autores brasileiros e de língua portuguesa.

Na tenda praiana, escritores de renome internacional debatem temas como romance, poesia, conto, novela gráfica e HQs, cangaceirismo, fortuna crítica de Câmara Cascudo a Polycarpo Feitosa, historicismo, jornalismo e redes sociais, entrou outros, para uma plateia de 3 mil pessoas/dia. Toda a programação é gratuita.

Nas salas de aula das escolas Domitila Castelo e Vicência Castelo, em seis salas nos turnos da manhã e tarde, cerca de 20 mil estudantes e mais de 600 professores dos municípios de Tibau do Sul, Canguaretama, Vila Flor, Nísia Floresta, Barra de Cunhaú, Goianinha, Arês, Várzea, estarão participando das oficinas realizadas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura — SEEC — sob a supervisão de seus arte-educadores, mais de 20 ao todo, sob coordenação geral da Secretária Adjunta Salizete Freire.

A prática da escrita literária também será desenvolvida na oficina de contos ministrada pelo escritor Daniel Galera (Prêmio Jabuti e Machado de Assis pelo romance “Cordilheira”) e assessorada pelo jornalista e escritor Carlos de Souza, voltada para estudantes ou concluintes do ensino médio.

DEBATES E DEBATEDORES

A roda de debates começa dia 18, às 17h30, com os seguintes autores e seus respectivos temas: “Novela gráfica: A construção linguística e visual” com Daniel Galera (SP), Rafael Coutinho (SP) e mediação do jornalista Alex de Souza; “O Brasil que existe em nós", com Mia Couto (Moçambique) e a professora da UnP Conceição Flores (Portugal/RN); seguido de “1822: uma nova perspectiva da criação do Brasil” estará Laurentino Gomes (PR) e Raimundo Pereira Arrais (PE/RN).

Na sexta-feira 19, o debate tem início sob o foco da “Tradição e modernidade em Gizinha, de Polycarpo Feitosa”, com Tarcísio Gurgel e Nivaldete Ferreira; em seguida o romancista Marçal Aquino debate “Do Roteiro ao romance”, tendo a mediação do escritor Pablo Capistrano; Depois, o tema se volta para o regional com “Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço”, com o escritor Frederico Pernambucano de Mello (PE), Honório de Medeiros (RN) e Clotilde Tavares (PB).

No sábado 20, a programação abre com um bate-papo sobre “Jornalismo e cultura nas redes sociais”, reunindo Dirceu Simabucuru, Laurita Arruda, Yuno Silva e Carlos Cavalcante (Carito), sob a mediação da jornalista Margot Ferreira. Em seguida, o tema é “Luiz da Câmara Cascudo: por uma fortuna crítica preservada”, com Durval Muniz (PE), Moacy Cirne (RN) e Vânia Gicco (RN). Às 19h30 estarão na tenda o premiado escritor gaúcho João Gilberto Noll e Ilza Matias Sousa (RN), com mediação do professor João da Mata Costa. Encerrando a noite teremos João Ubaldo Ribeiro (BA) e Geraldo Carneiro (MG), com mediação do jornalista Woden Madruga, debatendo o tema “Vida de Escritor”.

Além das atrações pontuais, uma série de eventos agitam a praia com saraus, leituras, performances, encenação teatral, exposições e lançamentos. Nos estandes da livraria Siciliano, Cooperativa Cultural da UFRN e Sebo Vermelho estarão sendo lançados e relançados obras de autores potiguares e convidados dos debates, que deverão autografar seus livros após as mesas.

Ainda no estande da Cooperativa estará a exposição de Poesia visual: Poema processo, arte, sob a curadoria do artista Jota Medeiros. No sábado, às 15h, haverá uma Caminhada literária aberta ao público, com saída da tenda literária, ruas principais da Pipa indo até o Spa da Alma, sob a coordenação de Fernanda Bauernan e Ana Brito.

Na programação paralela da Pipinha Literária, estarão em prática todos os dias os projetos Exposição Dorian Gray/livro-objeto de arte desenvolvido pela EducaPipa/UFRN/Editora Universitária/Funpec sob a coordenação da artista Ângela Almeida e do editor Helton Rubiano de Macedo; a finalização do projeto Cata-Lendas, no Vila Rocky Point, promovido pelo Ponto de Cultura Arte da Vila através de Graça Leal e adesão de professores, filósofos e arte-educadores; além de um intensa atividade na livraria Book Shop, com sarau, recitais e lançamentos, sob a coordenação de Cíntia Junqueira.

Ainda no Pipinha, no dia 18, às 17h, em frente à tenda, haverá uma dramatização de “O Gato e O Escuro” , miniconto infantil de Mia Couto, com estudantes da Pipa e direção de Cláudio Almeida, tendo como técnica o Teatro do Oprimido.

RETRETA E ARTESANATO

O SEBRAE e a SETHAS realizam no Flipipa a Mostra do Artesanato Potiguar, durante os três dias. Também dentro da programação da SETHAS, haverá apresentação da Banda Filarmônica de Vera Cruz na noite do sábado, dia 20, com percurso pelas ruas principais.

A Banda Filarmônica surgiu a partir de um projeto criado pela Associação de Desenvolvimento Sustentável e Cultural da Juventude de Vera Cruz, por meio de um financiamento oriundo de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Banco Mundial. É formado por 50 crianças e adolescentes, e tem como regente o maestro Leonardo Santos.

A 2ª edição do Flipipa é uma realização da Fundação Hélio Galvão, projeto Nação Potiguar com patrocínio do Governo do Estado, através das Secretarias de Educação e Cultura (SEEC), SETHAS e SETUR. Tem ainda o apoio da Prefeitura de Tibau do Sul, ASHTP – Associação dos Hotéis e Pousadas de Pipa, livraria Siciliano, editora Companhia das Letras, InterTV Cabugi, SEBRAE, UFRN/Cooperativa, Sebo Vermelho, SESC, SENAC e Fecomércio, 89,9FM, AmaPipa, EducaPipa, Cooperativa Cultural da UFRN/Funpec, Revista Palumbo, Sebo Vermelho.

II FESTIVAL LITERÁRIO DA PIPA

“A VIAGEM DA LITERATURA NA PRAIA”

18/NOV (5ª feira)
18h — Tenda literária
Mesa 1: Novela Gráfica: A construção linguística e visual
COM: Daniel Galera (SP) e Rafael Coutinho (SP)
MEDIADOR: Alex de Souza (RN)

19h30 — Tenda literária
Solenidade de Abertura

20h — Tenda Literária
Mesa 2: O Brasil que existe em nós
COM: Mia Couto (Beira, Moçambique)
DEBATEDORA: Conceição Flores (Portugal/RN)

21h30 — Tenda literária
Mesa 3: 1822: Uma nova perspectiva da criação do Brasil
COM: Laurentino Gomes (PR)
DEBATEDOR: Raimundo Pereira Arrais (PE/RN)

19/NOV (6ª feira)
17h30 – Tenda literária
Mesa 4: “O Sisudo e a Melindrosa: tradição e modernidade em Gizinha, de Polycarpo Feitosa
COM: Tarcísio Gurgel (RN)
MEDIADORA: Nivaldete Ferreira (PB/RN)

19h30 — Tenda literária
Mesa 5: Do roteiro ao romance
COM: Marçal Aquino
DEBATEDOR: Pablo Capistrano

21h — Tenda literária
Mesa 6: Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço
COM: Frederico Pernambucano de Mello (PE), Honório de Medeiros (RN)
MEDIADORA: Clotilde Tavares (PB)

20/NOV (Sábado)
17h30 — Tenda literária
Mesa 7: Jornalismo e cultura nas redes sociais: experiências
Com: Dirceu Simabucuru, Laurita Arruda, Yuno Silva e Carlos Cavalcante
MEDIADORA: Margot Ferreira

18h30 — Tenda literária
Mesa 8: Luiz da Câmara Cascudo: por uma fortuna crítica preservada
COM: Durval Muniz (PE), Moacy Cirne (RN) e Vânia Gicco (RN)

20h00 — Tenda literária
Mesa 9: A literatura de Noll em tempos de pós-modernidade
COM: João Gilberto Noll (RS) e Ilza Matias Sousa (RN)
MEDIADOR: João da Mata Costa

21h30 — Tenda literária
Mesa 5: Vida de escritor
COM: João Ubaldo Ribeiro (BA) e Geraldo Carneiro (MG)
MEDIADOR: Woden Madruga (RN)

AÇÕES PARALELAS

Dias 18, 19 e 20/11
14h30 às 16h30 - Escola Municipal Domitila Castelo
Oficina literária: Conto
Com: Escritor Daniel Galera
Coordenação: Carlos de Souza

18h — Estande da Cooperativa Cultural da UFRN
Exposição de Poesia visual: Poema processo, arte, sob a curadoria do artista Jota Medeiros

18h — Estande da livraria Siciliano
Lançamentos de livros, noite de autógrafos e encontro com escritores

18h — Estande da editora Sebo Vermelho
Lançamentos e reedições de autores locais

Dia 19/11

15h — Rua principal
Caminhada literária: Recitais, leitura de textos e performances pontuam a caminhada, aberta ao público, com saída da tenda literária, seguindo pelas ruas de Pipa até o Spa da Alma
Coordenação: Ana Brito

PIPINHA LITERÁRIA

Dias 18, 19 e 20/ 09h — Escola Vicência Castelo/sala de exibição
Tema: Leitura da imagem — cinema
Com: Profº. Sérgio Luis Soares Dantas

18/NOV (5ª feira)

9h às 11h e das 14h às 15h30
Tema: Histórias em quadrinhos
Com: Profº Luiz Elson Dantas

9h às 11h e das 14h às 15h30
Tema: Descobrindo a poesia guardada em nós
Com: Márcio Manoel Lemos de Sousa

9h às 11h — Tenda Literária
Tema: Painel interativo “Literatura Infantil e Juvenil: Sentimentos, sensações, impressões, expressões e lírica do artista da Palavra”
Com: Salizete Freire Soares e Adriano Gomes

14h às 15h30 — Em frente à tenda literária
Vivência Teatral: “O Gato e O Escuro” (encenação da adaptação do livro de Mia Couto)

19/NOV (6ª feira)

9 às 11h e das 14h às 15h30 — Escola municipal Vicência Castelo
Tema: Mini-curso “A leitura nossa de cada dia”
Autora: Profª Maria do Socorro Moreira Santana

9 às 11h e das 14h às 15h30 — Escola municipal Vicência Castelo
Tema: “Caia no Coco”
Autora: Profª. Regineide Maria de Sousa Silva

9h às 11h e 14h às 15h30 — Tenda literária
Contação História: A Lenda das Guaraíras e Cartas da Praia, o reencontro de duas gerações na Poética das Águas
Coordenação: Profª Dorinha Timóteo

9h às 11h e 14h às 15h30 — Tenda Literária
Tema: Oficina de teatro e dança popular
Autor: Profº. Cláudio Almeida

20/NOV (Sábado)

9h às 11h e das 14h às 15h30 — Escola Vicência Castelo
Tema: Histórias em quadrinhos
Autor: Profº Luiz Elson Dantas

Tema: Descobrindo a poesia guardada em nós
Autor: Profº. Márcio Manoel Lemos de Sousa

9h às 11h — Tenda literária
Tema: “A Arte de Ler, Cantar e Dançar”
Autora: Profª. Silvana Amália Carvalho Araújo

15h às 17h — Tenda Literária
Projeto: Cerimônia de entrega de certificados dos alunos do Curso de Desenho HQ
Com: Alunos e coordenadores da AmaPipa

Dias 18, 19 e 20 — Em frente à tenda literária
Projeto: Exposição Dorian Gray / livro-objeto de arte
Realização: EducaPipa/UFRN/Editora Universitária/Funpec

Dias 18, 19 e 20 — Vila Rocky Point
Projeto: Cata-Lendas
Realização:Ponto de Cultura Arte da Vila

Dias 18, 19 e 20 — Book Shop
Sarau, recitais e lançamento

SERVIÇO E CONTATOS:
II Festival Literário da Pipa, dia 18, 19 e 20 de novembro de 2010
Praia de Pipa, município de Tibau do Sul - litoral do RN, a 90km da capital
Curadoria Geral: Dácio Galvão — Sede: Fundação Hélio Galvão
Av. Campos Sales, 930 – Tirol. Natal - RN, 59020-300/ 84 3222-2648
Secretária executiva: Candinha Bezerra (Scriptorin) 9919-9518
Assessora Técnica: Valda Bezerra
E-mail: astecvalda@digizap.com.br
Fones: (84) 3217 6681 / 3217 9155 / 94191219
Blog: www.flipipa2010.blogspot.com
Siga no Twitter: @flipipa

Assessoria de imprensa: Fato Novo Comunicação —
Dionísio Outeda (84 9974-3839)/ Cinthia Lopes (84 9635-4674).
fatonovo@supercabo.com.br
dionisioouteda@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário