terça-feira, 23 de novembro de 2010

De Marcos Silva, sobre a Flipipa

E a despeito do que acabei de comentar abaixo da Flipipa, visito o Substantivo Plural de Tácito e leio esse comentário do historiador e intelectual Marcos Silva. Vai ao encontro do que tentei sugerir:

"Acompanho o festival através do SP. Parece-me legal, com altos e baixos – como todo evento dessa natureza. É bom acontecer, festeja a Literatura. É bom não ser visto como acontecimento messiânico (salvação da pátria literária), melhor situá-lo junto com outras instâncias – blogs, universidades, a produção cotidiana de escritores, a rara imprensa que vale a pena – e manter um espírito crítico que não se confunde com a necessidade de falar mal. Alguns nomes e gêneros não me atraem mas todos são, com certeza, parte do meio. Outros são mesmo muito importantes e é melhor ainda quando essa importância não foi tornada óbvia ou muito duvidosa pelas celebrações do mercado – mídia e editoras dominantes.

Por uma questão de gosto pessoal, prefiro que o tom de colunismo social (cardápios, vestimentas etc) seja evitado – ele tem espaço próprio e até excessivo, considero melhor que seja reconduzido ao espaço privado.

Gostaria que todo dia fosse dia de Literatura (Cinema, Música etc.). Mas é bom que ao menos um fim de semana a comemore".

Um comentário: