segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jornalistas lotam Câmara Municipal


Mais do que a centena de jornalistas e simpatizantes da causa agora há pouco na Câmara Municipal de Natal, o que se viu foi vontade de mudança. Aplausos, gritos de protestos constantes e discursos firmes. A temeridade de que os mais de 60 jornalistas presentes na última Assembleia definhasse nos dias seguintes, acabou hoje com uma mobilização já consolidada. Precisamos agora de atos públicos também crescentes, conforme o ritmo das negociações.

Tínhamos um comitê parlamentar na Assembleia Legislativa e conquistamos hoje um na Câmara para acompanhar nossas negociações. Reforçamos ainda o apoio do Sindsaúde, da Conlutas, Sindpetro, Sinpol, Sindprevs, Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Diretórios de estudantes da UFRN e UnP (este último falta mobilizar os universitárias à luta) e também do parlamento de Parnamirim, com representante na composição da mesa na Assembleia hoje. Mais importante: presença de jornalistas de todos os meios de comunicação da capital.

Registro ainda a presença do decano da militância política Meri Medeiros na tribuna da CMN. De Sônia Godeiro. Do ex-vereador Júnior Souto. Do jornalista Sávio Hackradt. Do deputado Mineiro, propositor da primeira Assembleia. E dos poucos vereadores: Raniere Barbosa, Ubaldo Fernandes e George Câmara, parceiro da categoria de outras datas e autor da proposta do evento. Mais de 20 depoimentos de jornalistas e sindicalistas. Gente nova, gente experiente. Gente idealista e alguns renascidos na vontade de mudar, de dignidade profissional.

Essa campanha já é histórica pelo volume participativo. Mas precisa virar marco, referência. É o primeiro ano dessa nova diretoria do Sindjorn. É a primeira campanha salarial que promovemos. Precisamos mostrar força. Retrucar a intimidação desleal ou o assédio moral com a mobilização da categoria. Com o velho jargão da união que faz a força. Elas por elas. Se a contraproposta apresentada foi aviltante, a resposta será à altura. Conseguimos o engajamento que pretendíamos. Agora somos nós.

Agenda:
Negociação com o patronato na DRT
Data: quarta-feira
Horário: 10h
Onde: DRT (Av. Duque de Caxias, próximo à Tribuna do Norte)

Assembleia da cateogria
Data: quarta-feira
Horário: 19h30
Onde: Sindjorn (Centro, por trás do edifício Chácara)

* Foto: Canindé Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário