quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Auto de Natal será último evento no Machadão

Release

Palco de tantos eventos esportivos, mais uma vez o gramado do Machadão vai se transformar num grande palco de verdade para receber a maior atração do Natal em Natal, que acontecerá nos dias nos dias 22, 23 e 25 de dezembro. Depois de muitas reuniões para definir o local para a realização do Auto de Natal, a equipe de direção e produção do espetáculo chegou a conclusão de que o melhor lugar para acomodar o público será o estádio João machado. A escolha do Machadão agradou tanto a Prefeita Micarla de Sousa, como o Presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Rodrigues Neto, e os profissionais envolvidos no “Auto”.

A equipe de produção e direção do espetáculo e o Presidente da Funcarte estiveram no local para uma primeira visita técnica. Cenógrafo, arquiteto, diretores e produtores analisaram material usado em espetáculos anteriores para esboçar as primeiras ideias para a criação do palco e do cenário.

O estádio Machadão, juntamente com o ginásio Machadinho, tem a previsão de ser demolido no próximo ano com vistas a construção da Arena das Dunas para a Copa do Mundo FIFA de 2014. Para Rodrigues Neto, a realização do Auto de Natal no Machadão será um registro histórico para Natal. “O espetáculo será um dos últimos eventos do Machadão. Encerrar as atividades no Estádio com um grande espetáculo voltado para família é realmente um grande feito” disse ele. “são mais de 38 anos de trajetória de um equipamento de grande importância para a cidade que cumpriu seu papel nas áreas desportiva, cultural e social. O Machadão é um dos cartões postais de Natal. Ele vai ficar na memória e vai deixar saudades” concluiu Neto.

Estiveram presentes na reunião o arquiteto João Paulo Kikomoto e o cenógrafo Irapoã Júnior, que discutiram com a diretora Diana Fontes e com o autor do texto “Maria, José e o Menino Deus”, Edson Soares a concepção do espetáculo para rabiscarem as primeiras ideias da estrutura que será montada. Diana Fontes comemora a escolha do Machadão para a apresentação do “Auto”. “Achei maravilhosa a escolha do local. O Natal é uma festa para ser comemorada em família. O estádio vai oferecer mais tranqüilidade e melhor acomodação para o público. Além disso, ele é bem localizado, o que vai facilitar o deslocamento dos moradores das quatro zonas da cidade até o estádio. O trabalho para a equipe de produção vai ser bem maior, mas para o público, com certeza, será bem melhor” analisou Diana Fontes.

Inaugurado no dia 4 de junho de 1972, o estádio foi projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa e é considerado um dos mais belos do Brasil, tanto que foi chamado pelo então governador do estado Cortez Pereira de "um poema de concreto". Foi batizado inicialmente com o nome de Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco e conhecido simplesmente como Castelão. Somente em 1989 teve seu nome alterado para Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, em homenagem ao ex-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Com capacidade inicial para 52 mil pessoas, ao longo dos anos a capacidade do Machadão foi reduzida para cerca de 23 mil, devido ao fechamento da chamada "geral", à infiltrações em sua marquise e a outros danos estruturais.

Um comentário:

  1. Tudo numa terra onde quando se promete fazer algo, de incerto, se destrói uma coisa certa. A mentira teatral se impõe à verdade do concreto. E a mentira vence...como sempre!. Marcos Lima.

    ResponderExcluir