terça-feira, 9 de novembro de 2010

Todo o lirismo de Hilkélia


A ressonância natural do canto lírico nem é tão lírico assim para alguns. A música clássica ainda assusta ouvidos menos treinados. A educação musical do potiguar e, via de regra, do brasileiro, ainda carece de estímulo. E a solução é a metodologia da cantora lírica Hilkelia: a mescla do erudito e do popular. É o uso da técnica vocal operística na interpretação de músicas reconhecidas pelo gosto popular. Essa união de útil e agradável será apresentada hoje no Teatro Alberto Maranhão a partir das 20h. E com o incremento visual de cenário montado por João Marcelino e acompanhamento de banda e bailarinas da Escola de Dança do TAM (Edtam).

Hilkélia é das poucas representantes do gênero no estado. Formada pela UFRN e premiada em festivais internacionais, a cantora integrou até o ano passado o grupo Delicatto. "Agora em carreira solo mantive a mesma proposta dessa união de músicas de melodias e poesias que provoquem emoções com a técnica do canto lírico". Uma das novidades dorepertório é a interpretação de Don't cry for me Argentina, trilha sonora do filme Evita e clássico do cancioneiro dos hermanos argentino. O set list inclui canções temas de musicais, árias de óperas, música popular brasileira e francesa... "Escolho as múcias pela beleza melódica e expressão musical", diz.

A falta de tradição de música clássica em Natal, mesmo a cidade tendo parido até chefes de Estado adeptos do estilo no início do período republicano, tem mudado nos últimos oito anos. "Nesse tempo tenho acompanhado o crescimento das escolas de música e o consequente aumento de público na cidade prestigiando a música clássica. Mas ainda são poucos os que gostam e procuram se aprofundar". Hilkélia acredita no diferencial da mistura apresentada em seus shows como atração de públicos diferentes. "O auditório da Escola de Música da UFRN atrai bom público porque o ambiente favorece. São alunos, professores e parentes. No TAM é preciso outra fórmula".

E para quem comparecer logo mais ao TAM e se impressionar com apotência vocal de Hilkélia, saiba que no aprendizado do canto lírico, o sol é para todos. Disciplina é fundamental. O caminho para alguns é mais fácil - questão de capacidade e potencial. Mas todos chegam lá. "A própria anatomia de alguns favorece. Disciplina, estudo. A questão do timbre também é muito importante. É como se fosse uma digital; uma marca", destaca.

Carreira teve início em 2002
E Hilkélia nunca pensou ser cantora. "Meu sonho foi estudar piano e em 2000, quando cursava o primeiro ano do Bacharelado em piano, através de uma disciplina de canto complementar, amigos, professores de música, e eu, constatamos que o meu caminho era o canto". A carreira musical de Hilkélia começou com o trabalho em eventos em 2002. Em 2005, ela formou um grupo junto com amigos com o intuito de disseminar a música popular brasileira com algo "mais artístico" e assim o grupo Delicatto teve seu início realizando seu primeiro espetáculo em 2005, na Casa da Ribeira, com produção de Tatiane Fernandes.

"A música pra mim, em especial o canto, é algo muito íntimo e que realizo com todo o prazer possível. Quando estou no palco, tenho a missão de doar a minha voz, a minha arte ao meu público. É um momento mágico onde me encontro com o meu melhor e compartilho isso com todos à minha volta. Cantar, ouvir a minha própria voz e tentar expressar o que está nas entrelinhas de uma melodia, requer sensibilidade e entrega. Mecomunico com as pessoas, através da emoção de cada canção, que primeiro me invade e em seguida é transferida para a plateia, a voz do coração e da emoção", ressalta a cantora.

A temporada de 2010 foi focada para pesquisas e definições do seu projeto de registro em CD e DVD, com programação para acontecer entre fevereiro e abril de 2011. A realização do show objetiva também ampliar seu público e atrair possíveis patrocinadores. E marca também mais uma parceria entre a cantora e João Marcelino: "Sempre fui fã desse grande artista. Fui convidada por João para participar do espetáculo natalino A Festa do Menino Deus em 2008 e 2009 e agora conto com a sua genialidade num trabalho meu. Vida, movimento, magia, expressão, tudo isso João Marcelino traz para o show. O show tem tudo pra se tornar um grande espetáculo".

Show – Hilkelia (canto lírico)
Onde: Teatro Alberto Maranhão
Data e horário: hoje, às 20h
Venda de Ingressos: Siciliano do Midway (3222-4722) e no Teatro (3222-3669)
Valor: R$ 20
Contato: Mapa Realizações (3344-4110)

* Publicado hoje no Diário de Natal
* Foto: Rodrigo Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário