terça-feira, 4 de maio de 2010

Afinados em uma só nota


Pela primeira vez em décadas de movimento musical em Natal, músicos e grupos de artistas estão afinados em uma única nota harmônica. E hoje é data histórica para a categoria. A partir das 18h será lançada oficialmente a Rede Potiguar de Música (RPM), na Casa da Ribeira. A programação inclui oito pocket-shows com compositores e grupos musicais associados à Rede (ver programação no fim da matéria). O acesso é gratuito.

O movimento conciliador entre inúmeras problemáticas que aflingem a cadeia de música potiguar tem reunido dezenas de interessados no assunto desde dezembro de 2009. Os encontros regulares ganharam união, força e voz. Hoje já são mais de 100 integrantes, entre músicos, produtores culturais, jornalistas e interessados em fortalecer a cadeira produtiva da música no Rio Grande do Norte.

As atividades da RPM visam unificar ações, estimulando o fazer coletivo de forma organizada, solidária e programativa. As oficinas ministradas nos mais variados segmentos da música objetivam capacitar os membros da Rede na profissionalização do setor e levar integrantes a participarem e representarem o Estado nas principais feiras de música espalhadas pelo País.

Um exemplo prático da força da RPM foi lembrado pelo produtor cultural da UFRN e um dos integrantes da Rede, Daniel Campos. Segundo ele, o movimento convidou representantes da Fundação José Augusto para uma reunião cuja pauta seria a discussão de alterações no edital de música Nubia Lafayette. “Eles compareceram, nos ouviram, expuseram a versão deles e a reunião foi produtiva. Um músico sozinho não teria esse poder”, ressalta.

A data de hoje será simbólica para marcar o início das atividades da RPM. Na verdade, a Rede tem mobilizado o setor de música há alguns meses. Ações, eventos e reuniões mensais, sempre na primeira segunda-feira de cada mês, têm marcado a presença do movimento na mídia e no meio artístico. “A partir desta terça vamos expor nossas definições e ações mais concretas”, enfatizou Daniel.

Daniel explica que a Rede buscou apoio gerencial da Agência Cultural do Sebrae para melhor dirigência das ações da RPM. O Sebrae também cedeu o auditório para reuniões dos grupos de trabalho. Esses grupos - divididos em política pública, eventos, capacitação e comunicação e marketing - se reunem isoladamente e expõem o resultado dos encontros na reunião mensal da Rede.

“As reuniões são abertas a qualquer interessado. Mas formamos uma rede de comunicação na internet onde só é adicionado quem participar regularmente das reuniões”. Daniel chama atenção para benefícios aos integrantes da Rede. Um catálogo dos músicos potiguares será elaborado ainda este ano para ser distribuído em mídias do país. Há possibilidade de o material impresso vir acomplado a um CD com duas músicas de cada integrante da Rede.

“Qualidade tem, falta apoio”
Um dos mais experientes músicos em atividade no Estado, o instrumentista e compositor Carlos Zens encontrou apoio na RPM após quase 30 anos de carreira. “Muitas vezes o artista é criativo, produz música de qualidade, mas não sabe vender o produto, desconhece os caminhos para tornar a música conhecida no Brasil. Na Rede encontrei pessoas já bem articuladas que podem estreitar estes caminhos e, juntos, nos aproximarmos destas fundações que temos por aí para ouvir, discutir e se articular”.

Carlos Zens também se beneficiará das oficinas de capacitação. “A cada momento surgem novas tecnologias. Particularmente desconheço essas novidades; ainda escrevo minhas composições à mão”. Mas antes das benesses, é preciso participação ativa nas reuniões. O músico reclama do oportunismo de alguns integrantes. “Muita gente só comparece quando sabe dos shows. E chegam lá querendo se apresentar”.

Mesmo após 30 anos de carreira e partícipe de vários movimentos, Carlos Zens disse que o momento oportuno para a criação da Rede: “É uma mobilização que acompanha a criação de redes de música Brasil afora. E temos também um momento oportuno no âmbito local, quando artistas organizaram protestos em autos natalinos, o pessoal do circo se manifestou contra atitudes governamentais, artistas reclamam atraso de pagamentos. Então, acredito que este movimento seja mais sólido e vem pra ficar”.

Programação

18h - Poetas Elétricos - café da Casa
18h20 - Camarones Orquestra Guitarrística - palco
18h40 - Clara e a Noite - café da Casa
19h - Carlos Zens - palco
19h20 - Júlio Lima - café da Casa
19h40 - Pádua - palco
20h - Esso - café da Casa
20h20 - Seu Zé - palco

Sobre a Rede Potiguar de Música

Valores:
• Comprometimento
• Cooperação
• Compartilhamento
• Transparência
Visão
• Unificar o segmento musical, estimulando a categoria
a trabalhar de forma organizada e solidária.
Missão:
• Fortalecer a cadeia produtiva da música potiguar
apoiando a profissionalização do setor.

Contato:
84 9404-6787
www.redepotiguardemusica.blogspot.com

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário