segunda-feira, 10 de maio de 2010

Micarla imortal

A presidente da Academia Feminina de Letras, Zelma Furtado deixou escapar a este blogueiro que a prefeita do Natal, Miacrla de Sousa pode ocupar uma cadeira na dileta instituição nos próximos meses. Antes, Zelma havia me dito que um dos critérios para o ingresso na AFL é a publicação de pelo menos um livro de relevane importância à literatura potiguar.

O leitor fará a mesma perguntar que eu fiz: "qual o livro escrito pela prefeita?". Mesmo sem obra publicada, Micarla recebeu proposta de candidatura pela própria presidente por ser jornalista. A sugestão partiu do presidente da Academia Baiana de Letras, Eduardo Boaventura. Ele disse que jornalistas são hours concours por produzir acervo de artigos e matérias diários.

Surge, então, outra pergunta: "Quais os artigos e matérias elaborados por Micarla enquanto jornalista?". Ora, Zelma disse já ter em mãos a cópia dos discursos de Micarla quando foi deputada estadual. Este é, portanto, o acervo intelectual que a capacita a ingressar na AFL. “Renderia um livro”, disse Zelma. “Já comentei com ela da ideia. Será um prazer tê-la conosco”, completou a presidente da AFL. Muito chique uma prefeita imortal.

9 comentários:

  1. Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, o nome disso era adulação e deslumbramento.

    ResponderExcluir
  2. Puta-que-pariu era só o que faltava mesmo! Rapaz, isso é um absurdo, assim como Paulo Coelho ser um dos imortais da ABL. É foda!

    ResponderExcluir
  3. Diógenes dana-se comigo porque eu o chamo de Presidente da Academia Masculina de Letras Literárias. Pois já temos a Feminina e a de Letras Jurídicas. Ser mortal vai virar um privilégio.

    ResponderExcluir
  4. Pois eu acho que não há nada demais em paulo Coelho ser da ABL e Micarla ir pra nossa feminina. O nível das duas instituições continuará o mesmo de agora. Onde está o general Lira Tavares, com os poemas de "telita", "Alita", sei lá, Paulo Coelho é bem superior.

    ResponderExcluir
  5. Isso só mostra a falta de compromisso e de utilidade dessa instituição que, aliás, ninguém sabe nem onde fica e pra que serve! Bando de maria-fuxiqueira que nao tem o que fazer! Me poupem!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amigos e amigas:

    A culpa não é das letras! Não devemos deixar de ler Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade, Orides Fontela e Cruz e Souza (que não pertenceram às academias) só porque outros e outras tomam o santo nome das letras em vão.
    Abraços a todos e todas:

    ResponderExcluir
  7. Troca de favores. Funcarte quem sabe. Ridiculo , Micarla imortal .
    Marcio Fontes

    ResponderExcluir
  8. Gostei do "maria fuxiqueira " do tempo do ronca rsss do comentario acima. Realmente quanto a utilidade teoricamente é para mostrar talentos e escritos para que sirvam para nossa história,sou membro da academia (o´´´´´) porém no meu tempo houve critérios até ser feita a escolha. Pedidos de livro,escritos tempo para analise, depois uma votação minusciosa.Espero que haja uma cautela quanto ao tempo do convite.
    Quanto ao endereço fica na própria casa da Presidente e tem um museu bem organizado em Capim macio.Agora eu não sou prefeita,sou pobre mortal MESMO.Estou numa fase otimista e ja estou pensando que a gente vai ganhar uma sede . Sem fuxicos e mostrando minha cara,tendo muito o que fazer,porque o anomimato é para quem tem "compromissos obscuros".

    ResponderExcluir
  9. hahaha

    Essa foi boa. Mas não passa de uma notícia engraçada, nada mais. Micarla na Academia. É o caso de rir, não de se irritar.
    Convenhamos que nosso estado não é assim, aham, pródigo em grandes escritores. Não desmerecendo, de modo algum, os bons que existem, mas são poucos.
    Já no Brasil, como um todo, é difícil escolher dentre tantos escritores fantásticos. Porém a academia brasileira, que lástima.
    Marco maciel tá lá, só pra citar um exemplo de um imortal na ABL. Mario Quintana foi rejeitado três vezes, para citar o exemplo de um imortal na "vida real", que se consagrou pelo talento e não pela adulação.
    Então, meus caros, prosseguindo no raciocínio, se a academia brasileira (sendo o Brasil cheio de escritores fantásticos) é uma piada, que outro destino esperar da "academia feminina" da nossa pobre taba, como diria Ailton Medeiros????

    ResponderExcluir