terça-feira, 11 de maio de 2010

O brilho de Khrystal na Globo


A criança pobre que dormiu nas ruas da Cidade Alta, morou em albergues na adolescência e pediu oportunidade a Pedro Abech para estrear sua voz no palco do seu bar em 2002, no Beco da Lama, será uma das atrações do programa especial de São João da Rede Globo. Khrystal viaja hoje a Olinda para gravar o especial. O programa será exibido em 12 ou 19 de junho. Até lá, a “Khrystalina” também concluirá participação no filme A Luneta do Tempo, que deverá ter estreia no Festival de Cannes no próximo ano. O filme é dirigido por Alceu Valença e Khrystal interpreta o papel de uma das cangaceiras do bando de Lampião.

Khrystal interpretará a música Forró do Mané Zito, de autoria atribuída a Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Os ensaios tomaram a manhã e tarde de ontem. A ideia é adaptar o ritmo da música à sua batida coquista, ao seu estilo. “Complicado será a banda contratada pela Globo para acompanhar os artistas convidados assimilar isso em cima da hora. A gente tem de se submeter a cada coisa”, reclama o produtor e marido Zé Dias. A produção do programa rejeitou pedidos de apresentação com banda própria. Khrystal irá repassar à banda a versão ensaiada ontem, poucas horas antes da gravação. “Ela vai tentar convencer que a versão dela é a melhor”, adiantou Zé Dias.

“Esse convite representa uma vitória e uma coroação de uma cantora que teve a coragem de cantar um ritmo potiguar – o coco – se inserindo na difícil caminhada de quem quer produzir música de qualidade no Brasil, além da satisfação pessoal de ver o seu Estado ser respeitado no cenário da MPB sem precisar cantar o que todo mundo canta”, se orgulha Zé Dias. Esta é a segunda participação de Khrystal na “telinha” da Globo. A primeira foi no programa Som Brasil. “Este segundo convite coroa sua trajetória porque partiu da própria Globo. Na primeira vez foi por intermédio de indicação de Renato Braz”, disse Zé Dias.

O especial da Globo será composto por nove atrações de Estados diferentes da Federação e participação especial de Renato Teixeira. A seleção de artistas é escolhida via indicações com diferentes nomes enviados por cada filiada da emissora à central da Globo. “Ano passado também tivemos um representante: Arnaldo Farias. Esse ano a escolha de Khrystal foi quase automática após sua apresentação no Som Brasil”. E conclui o produtor: “Na ousadia da trajetória de Khrystal, estar mais uma vez na quarta TV do mundo mostrando um trabalho diferenciado é um prêmio. Ratificamos a frase de Tolstoi: ‘Cantas a tua aldeia e serás universal’”.

A Luneta do Tempo

Na manhã de hoje Zé Dias e Khrystal tomam café com atores do filme A Luneta do Tempo e tomarão ciência do andamento do filme. Desde março Khrystal espera a gravação de sua última cena. A produção do longa escrito e dirigido por Alceu Valença parou perto da conclusão por falta de verba. “A verba do filme é francesa. Acredito que Alceu, acostumado a exigir cachê antes da apresentação, bateu no peito e disse que só continua com o dinheiro na conta para pagar toda a equipe em dia”, estimou Zé Dias. Segundo o produtor, há grandes chances de o filme – iniciado em novembro de 2009 – estrear no prestigiado Festival de Cannes em 2011.

Khrystal foi convidada pelo próprio Alceu Valença a encarnar o papel de uma cangaceira, melhor amiga de Maria Bonita. O contato surgiu após a participação de coquista potiguar no Som Brasil e a identificação imediata do jeito “arretado” da potiguar com a cangaceira. O filme é um mergulho na infância e no passado de Alceu Valença. “Este passado tem a trilha sonora das ruas do Nordeste, dos cantadores anônimos, coquistas, violeiros, emboladores, cegos arautos de feira, da música de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, do samba-canção dos anos 50 e da música contemporânea brasileira”, escreveu Alceu Valença em seu blog.

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal

2 comentários:

  1. Viva Khrystal! Viva Zé Dias! Esses são os imortais que justificam a mortalidade. Morrerão os corpos, ficarão fama e arte. Academias são túmulos de discursos!

    ResponderExcluir
  2. Amigos e amigas:

    Assisti a uma apresentação de Khrytal e fiquei bem impressionado com a musicalidade e a bonita presença cênica da cantora, além de repertório e arranjos muito bem definidos. Fico contente com o sucesso que ela atinge no RN e em escala nacional. Quero salientar que Khrystal já era boa antes desse sucesso, não é a Globo quem a inventa.
    Abraços a todos e todas:

    Marcos Silva

    ResponderExcluir