terça-feira, 4 de maio de 2010

Forró + Metal = Insensatez


O Projeto Seis & Meia volta hoje ao palco do Teatro Alberto Maranhão com mais uma mistura de ritmos fruto de um sorteio estapafúrdio promovido pela Fundação José Gugu para escolha do artista local das apresentações do projeto até o fim do ano. Na edição, uma mistura no mínimo insensata: a música regional “aforrozada” do cantor e compositor pernambucano Maciel Melo e o heavy metal do experiente grupo local Decreto Final. Na última edição, o bolero de Tânia Alves foi precedido do hip hop do grupo Carcará na Viagem.

Para lembrar ao amigo leitor, o sorteio foi feito com os músicos contemplados com o edital Nubia Lafayette. Salvo engano, compareceram no dia uns 20 e foram sorteados 16, já com data marcada dos shows até o fim do ano. Se conversa com alguns deles nos bares da cidade e a expectativa é de quem será a parceria para o show. Correm o risco de repetir a dose do Carcará na Viagem, quando encontrou um TAM vazio, com a plateia toda a espera de Tânia Alves em conversas no pátio do teatro. Lamentável. Como disse Cínthia Lopes, descaracterizaram o Seis & Meia. Conseguiram, aliás!

A seguir, informações de release: Aos 47 anos, Maciel Melo já entrou na história da música nordestina com o clássico Caboclo Sonhador, sucesso com Flávio José e com Fagner. Virou uma referência para onde se voltam tantos cantores do gênero, que vivem na região, ou os que emigraram para o Sul Maravilha: Xangai, Santanna, os citados Flávio José e Fagner, Zé Ramalho, Elba Ramalho (que conseguiu um de seus maiores sucessos juninos com Que nem vem-vem, em 1991).

O primeiro disco de Maciel Melo, lançado às duras penas em 1989, um bolachão de vinil, chama-se Desafio das Léguas. Já na estréia o artista sabia que a caminhada não seria fácil. Um disco ousado para um desconhecido. Desafio das Léguas (que está por merecer um relançamento em CD) tem participações de Vital Farias, Xangai, Dominguinhos, e Décio Marques. Na sexta-feira (7) Maciel Melo se apresenta no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró. A atração local ainda será definida.

Projeto Seis & Meia
Quem: Maciel Melo e Decreto Final
Local: Teatro Alberto Maranhão (TAM)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário