sábado, 8 de maio de 2010

Toda arte é uma m... (?)


Você aí sabe qualificar obras de arte? Aquelas telas subjetivas parecidas com rabiscos, ou aquelas instalações confusas aparentemente sem sentido# E quando alguém ganha a mídia intelectualizada ao retirar um terço do ânus? A polêmica parece inerente à arte. Sobretudo quando o francês Duchamp ampliou o conceito de arte contemporânea com seu urinol, no início do século 20, e o artista cearamirinense Fábio Eduardo esbravejou, com uma tampa de privada no pescoço, nestes dias provincianos: "Toda arte contemporânea é uma merda".

Mas é nesta província de nome cosmopolita chamada Natal onde a arte ganha escopo, corpo, no Dia do Artista Plástico. A categoria promove performances pelos quatro cantos da cidade. Até as gestões culturais promovem programações recheadas. E uma delas chama atenção em razão de outra data festiva. Contrariando o aforismo "nem 8 nem 80", o 8 de Maio estende o tapete vermelho aos 80 anos de um dos maiores artistas plásticos da história do Rio Grande do Norte: Dorian Gray Caldas, com mostra aberta desde ontem no Palácio da Cultura.

O Movimento 8 de Maio (M8M) é um dos protagonistas do Dia do Artista Plástico há seis anos, quando foi fundado em 2004 para chacoalhar as artes plásticas potiguares e causar polêmicas, questionamentos e reflexões. O coletivo de artistas promove saraus, performances e intervenções urbanas e até jurídicas, quando protestou e conseguiu remover uma escultura do artista plástico César Revorêdo das obras do Quarto Centenário porque a governadora Wilma de Faria havia anunciado que a obra em questão seria selecionada mediante concurso.

Programação

Movimento 8 de Maio (M8M)
Onde: Casa Vermelha (Vila de Ponta Negra, pertinho do Cruzeiro), das 18h às 22h Atrações: Orquestra Boca Seca, ação de Pedro Costa, instalação comestível de Gabriela Sales, instalação de Sayonara Pinheiro, performance de Joto e Jean Sartief
Informações: 9944-6093 e 8816-4926

Bardallo's Comida e Arte
Onde: Centro da cidade, às 20h, abertura da exposição "ASSUasMulheres", de Wagner de Oliveira, às 20h
Informações: 3211-8589 / 9409-4440 / 9953-5846.

Governo do Estado
Onde: Palácio da Cultura , das 9h às 20h - Oficinas, exposições de artistas plásticos, feijoada no Bardallo's, shows musicais, entre outros.

Prefeitura do Natal
Onde: 8h às 22h, em vários pontos da cidade, com grafites, exposições, apresentações musicais, entre outros.

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal

2 comentários:

  1. Isso é que é uma questão complicada... Meu professor Plínio Sanderson - poeta - tem o hábito de (re)dizer: "Toda merda, agora, é arte".




    Beijos,
    Ry.

    ResponderExcluir
  2. Caros e caras:

    Tem muita gente se referindo a merda como sinônimo do que não presta ou de nada. Aconselho a leitura do texto "Para acabar com o juízo de Deus", de Antonin Artaud, e também do livro "Cultura popular na Idade Média e no Renascimento", de Mikhail Bakhtin. Merda é ponto final de digestão, sinal de vida. Dizer que qualquer coisa é merda é indicar um corpo em processo de sobrevivência.
    Precisamos pensar sobre aquilo que o que se declara arte faz com o mundo, do qual esse algo participa: desprezo, indiferença, carinho, vontade de compartilhar?
    Abraços:

    Marcos Silva

    ResponderExcluir