sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Desafio do Cinema Novo


O filme O Desafio (1965), do diretor Paulo César Saraceni é produto de uma segunda fase, digamos, do Cinema Novo. Traz em seu bojo toda uma contextualização histórica não só do momento do cinema, mas da realidade política nacional. Esse clássico será exibido hoje pelo Cineclube Natal, dentro do projeto Cine Café, em Nalva Melo Café Salão (Ribeira), a partir das 20h. O ingresso custa apenas R$ 2.

O Cinema Novo surgiu influenciado pelo neo-realismo da Nouvelle Vague italiana e de bolsos furados, sem o apoio das grandes companhias cinematográficas. O grande nome desta escola do cinema nacional que rendeu elogios de Sartre foi Glauber Rocha (ou Nelson Pereira dos Santos?). O cineasta fez jus à notória frase-síntese daquele período para a Sétima Arte: “uma câmera na mão, uma ideia na cabeça”.

Mas eis que após clássicos da cinematografia brasileira recheados de deficiências técnicas motivados pela falta de recursos, surge a Difilm, em 1965. A Difilm procurou modificar o quadro elitista empregado aos filmes do Cinema Novo e melhorar a distribuição no mercado brasileiro, ainda refém do cinema norte-americano. A tarefa era difícil e cara: fazer filme qualificado e pagar os custos com a venda no mercado interno.

Antes do Golpe de 64, os filmes eram financiados por empréstimos de Bancos, apoio de industriais progressistas e políticos do governo da esquerda nacionalista – justificativa da temática de muitos filmes. Outra fonte de financiamento procedia de lei do Governo do Rio. Uma espécie de auxílio à indústria cinematográfica por financiamento à produção e brindes em função da qualidade e das receitas, sem critérios precisos. Ruy Guerra foi contra esse sistema e foi taxado de agressivo.

O Desafio, de Paulo César Saraceni, é lançado neste cenário. Foi o primeiro filme a abordar diretamente a situação política após o golpe de Estado; foi financiado pela Comissão do Rio; foi censurado durante vários meses e impedido de participar do programa oficial do Festival Internacional do Rio, em 1965. Este filme corajoso, que mostra o momento ditatorial vivido no Brasil da época, será exibido hoje pelo Cineclube Natal.

Cine Café – Cineclube Natal
Filme: O Desafio (1965)
Onde: Nalva Melo Café Salão (Av. Duque de Caxias, em frente ao Itep)
Data e hora: hoje, às 20h
Ingresso: R$ 2
Contato: 3212-1655

* Publicado hoje no Diário de Natal. Veja ainda o roteiro do fim de semana AQUI

3 comentários:

  1. Natal cosmopolita? Kakakakakakakakakak...Diferente das outras cidades do Nordeste? Hihihihihihih... Só se a diferença for em bobagem. Quanta baboseira se escreve em nome de uma "cultural desregional"...Hahahahahahaha... tá na hora do papai Noel, que em Natal deve ter neve e renas de verdade. Rena é um bichinho parecido com pequenos burrinhos Hohohohohohohooooo... Ticiano Borges.

    ResponderExcluir
  2. O comentário do nobre amigo tem a ver com o texto?

    ResponderExcluir
  3. Não com este texto. Com um texto sobre o "Baixo de Natal" noutro blog. Abraço de Ticiano Borges.

    ResponderExcluir