domingo, 25 de julho de 2010

Auto subvertido

OBS: Como informei no post mais abaixo, a SBPC mudou de local em razão das chuvas para o Centro de Convenções, nos mesmos horários. Esta matéria saiu publicada hoje no Diário de Natal.

Espetáculo de abertura da SBPC apresenta montagem inovadora e brinca com lendas da cultura nacional

O Auto de Natal é a imagem primeira dos espetáculos encenados no Anfiteatro do Campus da UFRN – uma produção e infraestrutura grandiosa, com mais de uma hora de apresentação. Na noite de hoje, o espetáculo subverte a ordem dos Autos e conta a mistura de mitos responsáveis pela construção étnica do povo brasileiro. São lendas indígenas, portuguesas e africanas encenadas por quatro atores em cima de uma mesa e manipulando objetos do dia-a-dia. O espetáculo Naiá Catarineta – alusão à lenda portuguesa da Nau Catarineta – abre hoje a 62ª edição da SBPC.

Após a solenidade formal de abertura do evento, agendada para 18h, o personagem de uma das lendas mais remotas do imaginário popular brasileiro inicia uma estória cercada de magia. O navegador Diogo Álvares Correia – náufrago português bem acolhido e batizado de Caramuru (Deus do Trovão) pelos índios em razão do disparo certeiro de arma de fogo em uma gaivota – casa com a índia Naiá, nos chãos da Bahia. Já aí uma mistura da lenda portuguesa com o mito nortista da índia amazônica que desejava ser escolhida pela deusa da Lua, Iaci, para ser transformada em estrela.

Caramuru e Naiá partem em viagem embarcados numa nau portuguesa. Enciumada pelo falso batismo de “deus do trovão” atribuído ao navegador português, Iansã (rainha dos trovões, ciclones e raios, cultuada no Candomblé) provoca tempestade no mar e a embarcação do casal aporta na costa potiguar. Índios se aproximam e a tensão aumenta. Um dos sobreviventes portugueses, nervoso, atira e atinge a índia Naiá, que cai no mar. A deusa Iaci a transforma em uma flor Vitória-Régia (estrela das águas). Os portugueses veem na enorme flor a possibilidade de fuga.

Durante a navegação de volta a Portugal em cima da Vitória-Régia, os portugueses sofrem mais uma ação de Iansã, que deixa o mar calmo. Assim como a lenda da Nau Catarineta, os portugueses passam um ano à deriva no Oceano Atlântico. A deusa Iemanjá (do mar), mais piedosa, intervém e pede a Iansã para eles seguirem viagem sob a promessa de nunca guerriarem contra os africanos. Os portugueses são liberados e recepcionados sob festa em Portugal. O rei português, alegre com a chegada, decreta férias e cinco dias no país e assim surge o carnaval.

Toda a narrativa será encenada num intervalo de 15 a 20 minutos. Sobre a mesa estarão objetos cotidianos. Um cinegrafista captará as imagens dos objetos manipulados pelos atores Caio Padilha, Nara Kelly, Rogério Ferraz e Manu Azevedo, da Companhia Estação de Teatro e as imagens serão reproduzidas no telão armado no Anfiteatro. A ideia do diretor do espetáculo e responsável pela dramaturgia, Fábio Araújo, é subverter a lógica dos autos natalinos com uma concepção inovadora. Integram a encenação a performance do grupo Pau e Lata e do grupo de dança da UFRN.

“O espetáculo será uma dicotomia entre o trabalho do ator e os objetos. Uma relação corpo/mídia. A intenção é brincar com os mitos que formam a cultura brasileira em um espetáculo que pode ser reproduzido por crianças depois”, conta o diretor em meio à encenação no Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnológicos da Cena (Cenotec). A trilha sonora da encenação, composta por Gabriel Gagliano, será executada ao vivo pela Orquestra da UFRN regida pelo maestro André Muniz. O espetáculo conta ainda com iluminação de Ronaldo Costa e coreografia de Teodora Alves e Sávio Deluna.

Show nacionais
Após o espetáculo Naiá Catarineta, um dos patrimônios vivos da cultura pernambucana – a cirandeira Lia de Itamaracá – mostra onde a romanceira Militana Salustino poderia estar e sobe ao palco do Anfiteatro para mostrar seu repertório repleto de cocos, cirandas e maracatu. Ainda na mesma noite, um dos destaques da programação da SBPC Cultural, o compositor maranhense Zeca Baleiro, responsável por um toque de criatividade underground na MPB, em um show mesclado entre velhos sucessos e as novas canções do CD O Coração do Homem Bomba.

SBPC Jovem e Cultural
A SBPC Cultural apresentará durante a semana atrações culturais espalhadas pelo Campus Universitário nas áreas de literatura, audiovisual, música e teatro, culminando com apresentações musicais no Anfiteatro, com início sempre às 19h. Integrando a programação cultural do evento, a SBPC Jovem também apresenta um ciclo de palestras cujas temáticas abrangem variadas vertentes artísticas e científicas. As discussões começam às 9h e terminam nos fins de tarde. Os interessados devem procurar as salas do Setor 1 e verificar a disponibilidade de vagas.

Programação da SBPC Jovem

26/07 - Segunda-feira
9h às 11h30
- Jose Saramago e a linguagem na Historia
Palestrante: Carlos Reis (reitor da Universidade Aberta de Portugal)
* Apresentação dos Anais do I Encontro de Escritores de Lingua Portuguesa de Natal

15h30 às 17h30 -
- A Linguagem Científica
Palestrante: Josimey Costa da Silva

- As Linguagens das Mídias Sociais: twitter, orkut, entre outras
Palestrante: Taciana Burgos

27/07 - Terça-feira
9h às 11h30
- Linguagem da Arte e do Grafismo
Palestrante: Marcos Alberto Andruchak

- Linguagem da Música
Palestrante: Carlos Cavalcanti "Carito"

15h30 às 17h30
- A linguagem do Corpo e a Body Art
Palestrante: Rosie Marie Nascimento de Medeiros

- A Linguagem da Filosofia sobre o Corpo
Palestrante: Luiz Fernando Fontes Teixeira

28/07 - Quarta-feira
9h às 11h30
- A linguagem poética em James Joyce
Palestrante: Francisco Ivan da Silva

- A própria linguagem da poesia
Palestrante: Dácio Galvão

15h30 às 17h30
- A Linguagem do Teatro e da Moda
Palestrantes: Maisy de Medeiros Freitas e Agda Patrícia Pontes de Aquino

29/07 - Quinta-Feira
9h às 11h30
- Acompanhar-se da Poesia
Palestrante: Gustavo de Castro

- A Literatura fora da mídia
Palestrante: Alexis Peixoto

15h30 às 17h30
- A Fotografia do Litoral e o espaço do Imaginário
Palestrante: Tito Rosemberg

30/07 - Sexta-feira
9h às 11h30
- A Linguagem Publicitária e a Poética
Palestrante: * João Luís Anzanello Carrascoza
* Lançamento de livro

CREDENCIAMENTO
O credenciamento dos inscritos na 62ª SBPC começa hoje e será realizado na secretaria do evento, que funciona no Centro de Convivência da UFRN (Galeria do NAC). Na hora do credenciamento, cada inscrito receberá um crachá, a programação impressa e o atestado de participação geral. Uma equipe de 30 pessoas, entre monitores e membros da SBPC, será responsável pelos trabalhos da secretaria que, durante o evento, funcionará nos seguintes dias e horários: dia 24, das 12h às 17h; dia 25, das 10h às 17h; dia 26, das 8h às 17h; dia 27, das 7h às 16h e do dia 28 a 30, a secretária funcionará das 9h às 15h. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento em atividades que ainda possuam vagas remanescentes. O interessado deverá ir até a secretaria da SBPC para realizar o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário