sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nestor Nascimento: livro de estrelas


Por Haroldo Mota
Enviado por e-mail

Estavamos no ano de 2000, não recordo a data, tudo parecia um grande reencontro. Um reencontro vivido em 1983, quando morei em plena floresta Amazônica. A luz atravessava entre as folhas das árvores, o verde esplendor brilhava, os sons dos mais variados timbres escutávamos, os pássaros cantavam com seus cânticos, dando um significado extraordinário ao belo espetáculo. Tudo me fazia crer que a vida é simplesmente a profunda tranqüilidade no imenso mar da floresta tropical da “Mata Estrela”.

Fazer uma ponte de ligação com esses dois lugares foi um instante maravilhoso. Hoje, já não posso dizer o mesmo, pois, faleceu semana passada o Sr. Nestor Nascimento, aos 79 anos, um homem simples, honesto, foi o maior conhecedor das histórias da Mata Estrela, o verdadeiro mateiro. Um verdadeiro amigo se foi, perdemos um verdadeiro homem!

Era muito fácil se impressionar com suas histórias e admirá-lo. A primeira vez que o conheci, estávamos fazendo um levantamento da reserva particular da mata atlântica do Grupo Farias, ou Mata Estrela, para a Secretaria Estadual de Turismo – SETUR. Meses depois, retornei para com sua ajuda de guia, fazermos um tour fotográfico para uma exposição.

O que me impressionava nele, era sua capacidade de servir, de transmitir conhecimento, e disposição em caminhar horas a fio nas trilhas e não ficar cansado. A alegria em contar detalhes de cada acontecimento, ou fato que havia acontecido na reserva. A história de sua infância que passava com seu pai, e algumas delas, era atravessar a floresta com uma lamparina, mesmo de dia, próximo de escurecer, quando retornava das compras, a caminho da vila de Baia Formosa, vindo da cidade de Canguaretama.

O nome da Mata Estrela, se deve ao seu formato, as pessoas que passavam por cima da floresta em aviões avistavam um imenso tapete verde com esta forma. Graças ao cordão de dunas, hoje podemos deslumbrar essa magnífica reserva da biosfera da mata atlântica no estado do RN, que é a maior reserva de mata atlântica sobre dunas do Brasil. São 14 km de praias, 20 lagoas, a mais famosa é Araraquara; onde encontramos uma grande variedade de espécies florísticas nativas, e se você tiver sorte escutará o rugido do macaco Guariba numa das trilhas da reserva.

Em março de 2.000, a área de 2.039 ha foi transformada em RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Nacional. O desflorestamento para o plantio da cana-de-açúcar foi muito intenso na região. O processo de preservação da reserva, foi idêntico ao da floresta da mata atlântica do Parque das Dunas, em Natal/RN. Em ambos os casos, havendo desflorestamento, toda a areia das dunas invadirão as áreas próximas das reservas.

A exposição “Mata Estrela: Vida em 2.039 ha”, realizada no Solar Bela Vista, Natal/RN, em novembro de 2.000, foi um verdadeiro sucesso. Conseguei com o Sr. Nivaldo Melo, proprietário do hotel Chalémar, hoje, prefeito do município de Baia Formosa, trazer seu Nestor e sua esposa Luzia, para a abertura da exposição. Para nós, foi uma imensa satisfação poder recebê-los, na verdade estavamos prestando uma pequena homenagem a um homem simples, porém com virtudes e sabedorias que só os grandes mestres possuem.

Nestor, pessoas como você estão deixando nosso solo, para alcançar outras terras, mais distantes onde possam contar suas historias, seus feitos, onde são registradas suas sabedorias...

Fico triste, pois, não deixou nem um discípulo para continuar na missão de transmitir os seus conhecimentos como guia. Meu grande amigo, você partiu, perdemos um enorme potencial de conhecimento, cuja sabedoria adquiriu ao longo dos anos.

Soube até driblar a morte, de alguns derrames que teve, mas foi forte, severo, e pareceu que nada havia acontecido, deixando os médicos admirados com sua rápida recuperação sem deixar seqüelas algumas.

A alegria impera, pois, foram muitos seus admiradores, dos vários cantos do Brasil e do exterior que ficavam tentando entender os sons da natureza que pareciam falar nos seus ouvidos. Sabia como ninguém o nome e a localização de várias espécies endêmicas da reserva.

Saberá trilhar fácil essa sua nova jornada meu amigo. Nós, ficaremos rogando ao Todo Poderoso pela sua santa morada na vida eterna, que o Senhor para todos preparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário