segunda-feira, 26 de julho de 2010

Curso cervejeiro


Faltava essa: curso para apreciadores de cerveja em Natal. E de pronto, a pergunta do release: "Mas você sabe realmente apreciar uma cerveja?". Afirmo de chofre: "E muito!". Mas não me pergunte tecnicismos. Aprecio pelo simples fato de embriagar lentamente, ao sabor do bom papo e do peixe frito. Pra mim, basta.

Temo muito participar de curso como esses. Equivale quase inteiramente ao meu receio de médicos. Se eu for, descubro meus problemas. Coisa grave, aposto. Aluno desse curso cervejeiro, imagino desvendar o gosto amargo da Skol, ou da Antarctica aguada e aí me junto à Maísa com meu mundo caído.

Pior se eu achar a cerveja digna de apreciação, dita de qualidade, feita de cevada e não de milho ou arroz, como são feitas as cervejas daqui, segundo o especialista da boa vida afirma mais abaixo. E a cerveja passaria então a suprir refeições. Não, não, prefiro minha cultura de botequin e minha cerveja de milho gelado.

E o tema do curso oferece algum perigo aos de mente tendenciosa ao alcoolismo como eu: "Beer evangelizar". Imagino eu, aprovado no curso, um evangelizador da religião cervejeira pregando em botequins e bares da cidade a palavra contida em cada rótulo, a importância dos templos do Beco da Lama e adjacências. Um perigo, um perigo!

Mas, aos aventureiros e reais apreciadores da coisa, os detalhes sobre o tema podem ser conferidos no Curso de Cervejas Especiais. Será ministrado nos dias 28 e 29 de julho, às 20h, em dois locais respectivamente: no bar The General, situado à Rua Mossoró, e no Bar Tom Maior, anexo ao restaurante Maturi, em Lagoa Nova.

Ao preço de R$ 100 (quase duas grades!) e com número de vagas limitado a 30, o curso, inédito na cidade, irá inserir o aprendiz na chamada “Cultura Cervejeira”, ensinando-o desde a harmonização ideal entre cerveja e petiscos à evolução humana baseada, veja só, na história da cerveja.

Para ensinar todos os meandros da arte, virá de Belo Horizonte o mestre cervejeiro Marco Falcone, da Micro Cervejaria Falke Bier. As senhas do curso — cuja duração é de duas a três horas — podem ser adquiridas no escritório de advocacia Falconi Camargos Advogados e Consultores, apoiador do projeto, que fica na Rua Professor Hermógenes Medeiros, em Candelária.

“Beer evangelizar”
É com esse termo que o advogado Rodrigo Camargos, um dos responsáveis pela iniciativa, define o objetivo do curso. “O grande problema está na qualidade das cervejas vendidas aqui, que utilizam cereais como arroz e milho, que barateiam o custo e pioram a qualidade da bebida”, ensina, complementando: “Vamos ‘beer evangelizar’, ou seja, ensinar os alunos a apreciar cerveja com qualidade, e não em quantidade”.

Os participantes do curso degustarão dez tipos diferentes de cerveja — nacionais e importadas — incluindo a Falke Tripel Monasterium, formulada pelo mestre Marco Falconi e vencedora do maior prêmio da indústria de bebidas do Brasil, o Tecnobebidas Award 2008, do instituto Nielsen.

Os temas abordados no curso abrangem a escolha da taça ideal, a harmonização da bebida com comidas, a identificação de uma boa cerveja, a história da cerveja, os efeitos da música sobre o consumo da bebida, a temperatura adequada para cada tipo de cerveja, dentre muitos outros.

Sobre o mestre cervejeiro
Marco Falcone é mestre cervejeiro e proprietário, desde 2004, da Falke Bier, em Belo Horizonte (MG), uma das cervejarias mais renomadas na revolução cervejeira do país no tocante à produção de cervejas artesanais de qualidade. Fabricante de cervejas desde 1988, Falcone recebeu o prêmio Paladar 2009 do jornal O Estado de São Paulo.

É diretor do Sindbebidas/Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e presidente do Conselho Administrativo da Acerva Mineira. É ainda considerado um dos maiores nomes da difusão da cultura cervejeira no Brasil, com reconhecimento na Europa e nos Estados Unidos.

Curso de Cervejas Especiais
Quando? Dias 28 e 29 de julho
Onde? Bar The General (Rua Mossoró, Petrópolis) e Bar Tom Maior (anexo ao restaurante Maturi, na Rua São José, em Lagoa Nova)
Quanto? R$ 100
Vendas? Escritório de advocacia Falconi Camargos Advogados e Consultores, Rua Professor Hermógenes Medeiros, Candelária.
Contato? Rodrigo Camargos: (84) 9955-8425

Nenhum comentário:

Postar um comentário