terça-feira, 20 de julho de 2010

Revelando os Brasis abre inscrições


Dona Maria José Estevam de Souza, 58 anos, nunca havia ido ao cinema e nem mesmo saído de sua cidadezinha, o município de General Sampaio, que fica no Ceará e tem menos de sete mil habitantes. Fleury da Silva de Almeida, 25 anos, é hoje morador de um assentamento do Movimento Sem-Terra em Araguapaz, no estado de Goiás, e acumula histórias para contar dos tempos de dificuldade do acampamento.

O índio Vandete Cerqueira Sereno mora em uma tribo kaxinawá, na cidade de Marechal Thaumaturgo, no Acre. Já o professor Daniel Vieira Corrêa vive em uma cidade no Pará cujo acesso só é possível de barco. Para ir à capital, os moradores do lugar precisam enfrentar três dias a bordo de uma embarcação, que nem sempre preza pelas condições de saúde e segurança dos passageiros.

O que pessoas com histórias de vidas tão diferentes têm em comum? Elas são exemplos de moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes selecionados pelo projeto Revelando os Brasis, uma iniciativa do Instituto Marlin Azul, que, com apoio do Ministério da Cultura, leva a linguagem audiovisual a esses municípios do País.

Entrando em sua quarta edição, o Revelando os Brasis está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês. Para participar, o morador envia sua história – verdadeira ou fictícia. Os autores das 40 melhores histórias são selecionados e participam de um curso intensivo de cinema no Rio de Janeiro. Lá, são apresentados à linguagem que, até então, era, no geral, desconhecida. “Muitos dos nossos selecionados não tinham sequer ido a um cinema quando suas histórias foram escolhidas”, afirma a diretora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindenberg.

Segundo ela, no curso, o grupo tem a oportunidade de conviver com profissionais da área, que compartilham conhecimentos relacionados a roteiro, planos de produção, fotografia, som e edição. Depois de aprender, eles retornam para suas cidades, montam suas equipes com moradores do próprio lugar e produzem seus vídeos, com apoio de dois profissionais da área.

Na terceira etapa do projeto, as cidades dos 40 selecionados terão a oportunidade de conferir o resultado do trabalho por meio de um circuito de exibição. Três caminhões percorrem os estados brasileiros contemplados, incluindo as cidades dos moradores e as capitais, levando toda a estrutura necessária para montar cinemas ao ar livre e exibir as produções da região.

Talentos em formação
O Revelando os Brasis propicia a esses moradores o primeiro contato com o mundo do cinema, mas eles não param por aí. “Procuramos acompanhar os selecionados e percebemos que eles continuam produzindo, se capacitando e investindo na área”, ressalta Beatriz.

Segundo ela, dos primeiros 80 selecionados, 50 já têm novos roteiros escritos depois da primeira experiência; sete já abriram suas próprias produtoras; cinco decidiram fazer curso superior em Cinema; 24 já conseguiram realizar outros vídeos.

O Revelando os Brasis é um projeto da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, e conta com a realização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e a parceria do Canal Futura.

Conheça o Revelando os Brasis
- O Revelando os Brasis foi lançado no dia 11 de agosto de 2004 pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), em parceria com o Instituto Marlin Azul.

- O lançamento da primeira edição aconteceu em Milagres, na Bahia, localizada a 232 km de Salvador, cidade com mais de 13 mil habitantes.

- A segunda edição começou em 2005.

- A terceira edição atraiu 712 histórias vindas de diferentes partes do país.

- A quarta edição está com inscrições abertas para pessoas com mais de 18 anos que morem em cidades com até 20 mil habitantes do Brasil.

Revelando os Brasis Ano IV (Concurso Nacional de Histórias)

Inscrições: abertas até 30 de julho de 2010
Público: Pessoas acima de 18 anos moradoras de cidades com até 20 mil habitantes.
Ficha de inscrição e regulamento: através do site www.revelandoosbrasis.com.br e e-mail revelando@imazul.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário