terça-feira, 20 de julho de 2010

Reunião do Sindjorn

Cheguei há pouco da reunião do Sindjorn. E enquanto o blog do sindicato espera reajustes estéticos, repasso alguns apontamentos por aqui. Foram quase duas horas de discussões, a exemplo dos encontros semanais anteriores, sempre às terças-feiras, às 19h30.

O que chama a atenção é o quanto o sindicato é fragilizado. Qualquer pauta de discussão parece começar do zero. E as causas para a inércia de vários anos é de fácil constatação: desunião da categoria e descompromisso dos últimos diretores. Ninguém faz nada sozinho.

É tanta ação e ideia para por em prática que a discussão maior na reunião são as prioridades. A última reunião pouco se avançou porque várias pautas foram postas à mesa e nada de concreto se resolveu. Parece que a partir de hoje começaremos a andar, mesmo que sem lenço nem documento.

Festa da posse
A posse da nova diretoria e a campanha salarial foram definidas como prioridades. A primeira ficou agendada para 13 de agosto, uma sexta-feira. O horário deverá ser às 19h. Haverá inauguração do auditório Rogério Cadengue, com a galeria de fotos dos ex-presidentes do Sindjorn.

Logo após a solenidade formal, a cachaça. Vai ter vende de cerveja e espetinhos a precinhos legais. Também tentaremos confeccionar as camisetas da campanha salarial deste ano já para venda no dia. As atrações musicais serão definidas. E desde já solicito aos jornalistas músicos a colaboração.

Faltam apenas pequenos detalhes de logística, como iluminação e aluguel de cadeiras e mesas. Vale salientar que o acesso é livre, os comes-e-bebes serão terceirizados e tentaremos arrecadar algum dinheiro com a venda das camisas. O preço estipulado dependerá do valor da confecção.

Falta de grana
Outro problema grave do Sindjorn é a falta de dinheiro. E Sindicato sem dinheiro e adesão é sindicato morto. São mais de 700 filiados. Já são poucos. E destes, apenas 157 são sindicalizados. Vale nem citar o número de adimplentes. Também traçamos estratégias de filiação e parcerias para recursos.

Nos próximos posts, aqui ou já no blog do sindicato (vou nesta quarta à sede da Maxmeio agilizar a nova "cara" do blog), serão repassadas as ideias da campanha de filiação. É evidente a necessidade urgente da adesão dos jornalistas. Serão dados descontos e garantias aos sindicalizados.

Até os próximos informes de terça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário