terça-feira, 27 de julho de 2010

Sallinger: uma vida dedicada à literatura


Por Juliana Cunha
na Revista Literatura

"Seria absurdo afirmar que a atração pela poesia da maior parte dos jovens é de muito excedida por sua atração pelos detalhes da vida do poeta, abundantes ou não, que poderiam ser aqui definidos, sem rigor técnico, como escabrosos. Mas esse é o tipo de idéia absurda que, um dia, eu talvez venha a testar cientificamente.

De qualquer modo, tenho a mais absoluta certeza de que, se pedisse às sessenta tantãs (ou melhor, às sessenta e tantas moças) que compõem minhas duas turmas de Literatura para Publicação - a maioria no último ano da universidade, todas se formando em Língua Inglesa - para citarem uma linha, qualquer linha, do 'Ozymandias', ou pelo menos para dizerem do que se trata o poema, duvido que dez delas pudessem fazer uma coisa ou outra; mas apostaria minhas recém-plantadas tulipas que umas cinqüenta seriam capazes de me dizer que Shelley era inteiramente favorável ao amor livre, que uma de suas mulheres escreveu 'Frankenstein' e que a outra se suicidou por afogamento". J.D. Salinger, em "Seymour, uma apresentação"

AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário