sábado, 17 de julho de 2010

Ego Ser Vir


Conferi ontem a vernissage de Guaraci Gabriel na Galeria Newton Navarro, na Funcarte. Levei máquina fotográfica novinha para registrar a obra e mostrar pra vocês. Mas perodem esse animal de quatro patas e orelha de jumento. As "fotos" saíram em modo filmagem. Escaparam poucas. Coloquei uma aí por baixo. E no fim, a performance de Guaraci em vídeo. Caso o áudio esteja baixo, as palavras iniciais do artista são "passo" e, logo após, "posso" e "não posso". Certamente uma alusão ao ego do bicho homem e seus limites.

E já que as imagens foram comprometidas, nessa performance dá pra ter uma ideia panorâmica da Galeria e o público presente. O painel de 2,74m por 5,44m é a imagem aí de cima, montado por Dorian Gray Caldas, Roberto Medeiros, Renato Soares (Design Gráfico) e Geraldo Cavalcanti (roteirista e diretor de cinema) montaram o painel. Mas pra este blogueiro, a grande obra da exposição Ego Ser Vir é uma montagem, digamos, das intervenções de Guaraci inseridas no Jardim dos Prazeres - obra clássica do pintor surrealista Bosch.

Passei bons minutos admirando os detalhes minuciosos da obra sem nem desconfiar de que aquela obra era do pintor holandês Hieronymus Bosch (1453-1516). Fui salvo pelo conhecimento do poeta e professor Plínio Sanderson, que me explicou tudinho. Dorian Gray até ressaltou um das imagens da obra e Plínio também o salvou: "Não, professor, aí é Bocceli". Além de suas obras - ou instalações, como queiram - Guaraci também incluiu telas de pintores da antiguidade no Jardim dos Prazeres de Bosch. Essa tela está à esquerda do vídeo, de costas para o Potengi e de frente para rosas que são pichadas por Guaraci.

Vale uma olhadela ao vivo na exposição, mesmo que Guaraci tenha dito na apresentação que já perdeu a graça, que o estímulo há na criação. Depois de feito, perde a graça. Mas Dorian Gray, que completou 80 anos ontem, levantou seu ego e classificou Guaraci como um dos artistas de vanguarda. A exposição pode ser vista de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Acesso livre. Está por lá também uma bela instalação do artista gráfico holandês Maurits Escher, intitulada Mão com Esfera Refletora, também pichada por Guaraci em sua performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário