quarta-feira, 7 de julho de 2010

Curso de música contemporânea

A Funcarte em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco abre inscrições para o curso Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Música, com o pesquisador Paulo de Tarso Salles. O módulo será realizado entre os dias 20 e 23 de julho, das 14h às 17h30, no auditório da Funcarte. Serão disponibilizadas 50 vagas. As inscrições podem ser feitas por email, enviando nome completo e telefone para: nucleodequalificacao@hotmail.com

O curso tem por objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens. Composto por cinco módulos: literatura, cinema, dança, artes plásticas e música, a intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos. Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, numa linguagem clara e acessível.

Programa:
· A virada para o século 20: modernismos
· Neoclassicismo: restauração e revolta
· Vanguardas: apogeu e declínio
· Música na pós-modernidade
· Contemporaneidades brasileiras.

A música contemporânea mostra um amplo espectro de referências que vão da cultura pop, passam pelo folclore e chegam à música erudita. O desenvolvimento tecnológico influenciou fortemente todos estes aspectos étnicos e culturais e alterou significativamente a nossa escuta musical em relação ao século 19. Os meios que a música comumente emprega, sua sintaxe e mesmo as tentativas dos compositores em explicar os processos envolvidos em sua criação talvez sejam demasiado distantes da prática cotidiana da música de mercado que ouvimos nos meios de comunicação. Este curso pretende esboçar um panorama que vai desde a virada para o século 20, passa pelo cenário do Pós-Guerra e chega ao século 21. Espera-se que ao final os aspectos prazerosos da música contemporânea sejam apreciados, superando a noção que a parte sonora passa ou deva meramente oferecer entretenimento.

Professor Paulo de Tarso Salles - Compositor, pesquisador e violonista. Doutor em Música pela UNICAMP (2005); Mestrado em Artes pela UNESP (2002); Graduação pela Universidade São Judas (1987). Durante a década de 1990 dedicou-se à música popular, realizando várias gravações e os CDs Luz Azul (1993) e Poema Brasileiro (1996). Desde 1999 vem escrevendo obras para diversas formações vocais e instrumentais, que têm sido executadas em concertos, congressos e festivais de música contemporânea. Leciona disciplinas teóricas no Departamento de Música da ECA/USP. Desenvolve projeto de pesquisa sobre quartetos de cordas de Villa-Lobos, com apoio FAPESP. Coordena o PAM – Laboratório de Percepção e Análise Musical, em conjunto com a Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira. É autor dos livros Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música (Editora Unesp, 2005) e Villa-Lobos: processos composicionais (Editora Unicamp, 2009), além de diversos artigos publicados em revistas acadêmicas e congressos de Musicologia.

Cultura Contemporânea: uma introdução Música: Musicalidades Pós-Modernas
Professor: Paulo de Tarso Salles
Público-alvo: Aberto a todos os interessados.
Inscrições: 12 a 16 de julho. Inscrições por email, enviando nome completo e telefone PARA: nucleodequalificacao@hotmail.com
Período de realização: 20 a 23 de julho de 2010.
Horário: das 14h às 17h30.
Local: Auditório da Fundação Capitania das Artes (Av. Câmara Cascudo, 434, Centro)
Maiores informações: Ana Paula Correia
Núcleo de Qualificação e Empreendedorismo Cultural
Tel: 3232-4599 / 3232-4956

Nenhum comentário:

Postar um comentário