quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Khrystal homenageia Ademilde Fonseca no Canal Brasil

Olha que ano bacana se avizinha para Khrystal. Na primeira metade de janeiro ela estará no Canal Brasil a convite do crítico musical Tarik de Souza para homenagear Ademilde Fonseca, que neste 2011 fará 90 anos.

A "maravilhosa" Khrystal - como classificou Tarik em e-mail enviado para Zé Dias - irá cantar uma música da conterrânea Ademilde no desfecho do programa.

O programa é o MPBambas, cujo propósito é colher na fonte o rico veio cultural da nossa música brasileira. Cada programa abordará, a partir do depoimento do próprio, o universo de um bamba da nossa música popular, aí incluída toda a diversidade e miscigenação de estilos e gêneros cultivados no país.

A ideia é recapitular a trajetória, feitos e fatos do homenageado, dispensado o bolor da arqueologia. Em muitos casos, o programa surpreenderá ao reunir obras de grande porte dispersas pela fragmentação da mídia e dos novos suportes. Em outras, tirará do limbo artistas insuficientemente avaliados - caso da nossa Ademilde Fonseca.

Sempre que possível o programa vai sintonizar o trabalho desse artista já estabelecido com a arte dos recém-chegados com quem conservam afinidades. E dessa maneira, o programa, despretensiosamente, levará o passado da MPB de volta para o futuro.

Ah, esse post tem também um propósito. Ja ja coloco aqui a entrevista que ela me concedeu ontem, falando desse convite, das perspectivas para 2011, da avaliação de 2010 e da música potiguar.

Um comentário:

  1. Tem um blogueiro tirando as calças e pisando em cima de raiva por que não foi convidado para a FJA. É sonho antigo que nunca será realizado para o bem da cultura e da eficiência. Francisco Antônio.

    ResponderExcluir