domingo, 19 de setembro de 2010

Da noite de ontem no 5º MPBeco


Nível excelente de candidatos na 2ª eliminatória do 5º MPBeco (Festival de Música do Beco da Lama). Não vi a primeira semana. Soube da classificação de Júlio Lima, Carlos Bem, Maguinho da Silva. Tudo gente talentosa. Briga difícil para os jurados da final separarem.

Deste último sábado, meu destaque foi, sem dúvida, a apresentação da banda Lunares. Performance de vencedor, mesmo. Vi isso com Júlio Lima e Os Grogs em edições passadas: subiram ao palco e mostraram logo quem venceria. No ano passado, não senti isso com o Pangaio, mas a banda venceu e mui merecidamente.

Então, o jogo está em aberto. Minha segunda aposta foi a canção Caravana dos Loucos, da, pra mim, desconhecida banda Damned Blues. Baladinha bluseira sensacional. Luiz Gadelha e Donizete Lima também apresentaram músicas gostosas de se ouvir. Ivando Monte mostrou a veia experiente de compositor.

E quando também destacamos os desclassificados mostra o bom nível da disputa. Gostei muito do coco interpretado por Zé Martins e do hap do Monte Sião Sistema de Som (embora a letra tenha me parecido inacabada). O Forró Namanhã também fez boa apresentação e poderia estar na final.

Acredito que os cinco selecionados pelo juri fizeram jus à escolha. Talvez eu trocasse a bela composição de Ivando Monte pelo coco de Zé Martins. Mas democracia é isso: escolha livre de especialistas e voto popular. É o MPBeco consolidado como o festival mais democrático do Estado.

Nós do Beco
No show de abertura, a homenagem a Noel Rosa e Adoniram Barbosa. Show histórico com o que chamo de Social Buena Vista do nosso samba. O grupo Nós do Beco (foto) reúne músicos e compositores da velha guarda. Cada qual escreveu páginas do livro da história do samba natalense. É gente como Debinha, Damiana, Chumbinho, Cabanhas, Pacheco, Silvano - um time de bambas inigualável. Debinha e Damiana já passaram pelas páginas do Diário com página inteira de história. E foi pouco.

Para fechar a noite, show com Romildo Soares, aniversariante do dia. Romildo também integrou o júri e foi o homenageado da noite. O compositor, dos mais talentosos deste Rio Grande Sem Sorte, merece as ressalvas.

Os cinco vencedores da 2ª eliminatória:

- Ultraleve (Donizete Lima/Luiz Gadelha) Luiz Gadelha
- Semancol (Ivando Monte) Ivando Monte
- Eu, Eles e Minha Casa (Rodrigo Lacerda) Lunares
- Caravana dos Loucos (Ivanilson Silva) Damned Blues
- Balada da Cidade Mágica (Franklin Mário) Donizete Lima e a Confraria do Cálice Profano

- Foto: Sérgio Vilar

2 comentários:

  1. Ouçam a música de Lunares, "Eu, Eles e Minha Casa", finalista do MPBeco: www.myspace.com/bandalunares E baixem: http://bit.ly/cNOCjG

    ResponderExcluir
  2. Escutem também a música "Caravana dos Loucos" do Damned Blues, "Bluseira Sensacional" http://myspace.com/damnedbluesband

    ResponderExcluir