sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O reggae dub de Mad Professor


No Diário de Natal
matéria de hoje

Natal aos poucos ingressa no eixo estreito de shows internacionais. O bairro da Ribeira vive hoje o clima jamaicano dos mais modernosos. É que aquele reggae rasta idealizado por Bob Marley nos fins da década de 60 incorporou ingredientes novos. O tal do Dub é quase contemporâneo à criação do reggae. Também surgiu na Jamaica. No início era uma espécie de remix da música reggae. Com o tempo, a música eletrônica se misturou ao Dub, que já se misturava ao reggae e essa sopa de ritmos eletrônicos e regueiros tem o seu papa. O nome do "santo" é Mad Professor.

O inglês será a atração maior na festa de aquecimento do Festival DoSol 2010. Na noite de hoje, a partir das 22h, também sobem ao palco do Armazém Hall, na Rua Chile, Monte Sião Sistema de Som, MissigenaSounds, Dj Caxangá feat, Mc Pruigissa, LomboJambo feat e Gabriel Souto. O inglês Mad Professor - junto com Lee Perry - é hoje um dos nomes mais requisitados do mundo para remix e releituras de dub, do reggae e das batidas arrojadas de bateria e contrabaixo - características do dub difundido pelo mundo nas mesas eletrônicas dos chamados DJs.

Mad Professor já trabalhou com artistas os mais distintos: Rancid, o próprio Lee Perry, a badalada Massive Attack, os vovôs sempre clássicos do Depeche Mode, o herdeiro do Bee Gees: Jamiroquai, Sly and Roobie, os lendários Beastie Boys, U-Roy e Max Romeu são alguns deles. A tour latino americana do inglês passa por dez cidades com apresentações de live p.a. acompanhado de MCs do ragga jamaicano. O gosto pela música eletrônica teve início ainda na infância e hoje também é reconhecido no meio como engenheiro de som e produtor de remix para Massive Attack, Sade, Pato Banton, entre outros.

Representando o som potiguar a festa também reúne várias sound systems locais num grande baile sem hora para acabar. "Nossa ideia é fazer um grande baile dançante e contemplar um estilo muito importante na música local que é o reggae e o dub. Acho que um show de Mad Professor, um dos caras mais importantes do estilo, cumpre bem essa função", diz Anderson Foca, um dos organizadores do evento.

7ª edição
O aquecimento do Festival Dosol 2010 representa uma das atividades do combo DoSol para o que tem se transformado em um dos grandes festivais de música independente do Nordeste. O evento evolui e se reinventa a cada ano. A primeira edição contou com o apoio do extinto Blackout, em apenas um dia de programação. Na 7ª edição, este ano, serão dez dias de shows e atrações musicais além do Rock e do Metal - essência do Festival. Para abrigar outros estilos musicais - instrumental, MPB... -, a organização idealizou o Festival DoSol Música Contemporânea, com apresentações na Casa da Ribeira. A novidade este ano é a inclusão do distrito de Pium no projeto de Música Contemporânea.

O Festival este ano acontece entre os dias 5 a 15 de novembro. Entre 5 e 7, a Rua Chile ferve com os shows de bandas de Rock e Metal locais, nacionais e internacionais. Entre 10 e 14, a música contemporânea na Casa da Ribeira. E em 14 e 15, emPium (com sete artistas ao dia). Serão 62 shows na programação geral. Metade deles gratuita. Justamente os shows que compreendem a programação da Casa da Ribeira e Pium. "Expandimos para dar mais oportunidade aos artistas". Anderson Foca ressalta ainda as prévias realizadas antes do Festival. Afora o "aquecimento" de hoje, já foi promovido um dia de intervenções urbanas para artistas plásticos e ainda será agendado outro evento. "Provavelmente um congresso entre os músicos participantes do Festival", adianta Foca.

Aquecimento do Festival DoSol 2010
Mad Professor (Inglaterra), Monte Sião Sistema de Som, DJ Caxangá feast MC Priguissa, LomboJambo feat Gabriel Souto e MessegenaSounds
Onde: Armazém Hall, Rua Chile (Ribeira)
Quando: hoje, às 17h
Ingresso: R$ 20 (só na hora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário