quinta-feira, 23 de setembro de 2010

De Lula, o Filho do Brasil

O filme Lula, O Filho do Brasil foi escolhido por unanimidade, segundo release do Ministério da Cultura. Assisti uns quatro dos indicados. O de Lula é, indiscutivelmente, o pior. Sou até "lulista" (não petista, ressalte-se). Mas o filme é tecnicamente muito mal feito. Soa até produção da Globo Filmes, maquiado pelos quase R$ 20 milhões de orçamento gastos na produção.

Palavras do presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias: "Votamos no filme que nos pareceu mais bem feito, que honra a cinematografia brasileira e tem como atriz Glória Pires, que se torna uma excelente candidata ao prêmio de Melhor Atriz”, explicou Roberto Farias. “Nossa posição não tem nenhuma ligação política. Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida".

23 filmes brasileiros disputaram: “A Suprema Felicidade”, “Antes que o Mundo Acabe”, “As Melhores Coisas do Mundo”, “Bróder”, “Carregadoras de Sonhos”, “Cabeça a Prêmio”, “Cinco Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos”, “Chico Xavier”, “É Proibido Fumar”, “Em Teu Nome”, “Hotel Atlântico”, “Lula, o Filho do Brasil”, “Nosso Lar”, “O Bem Amado”, “O Grão”, “Olhos Azuis”, “Os Inquilinos”, “Os Famosos e os Duendes da Morte”, “Ouro Negro”, “Quincas Berro D’água”, “Reflexões de um Liquidificador”, “Sonhos Roubados” e “Utopia e Barbárie”.

Se a indicação tem cheiro de marmelada, o Minc enfatiza: "Este ano, pela primeira vez, a Comissão de Seleção foi ampliada e o Ministério da Cultura não foi a única instituição a indicar os membros dessa comissão que escolheu o concorrente brasileiro. O grupo é composto por nove representantes, indicados pela Academia Brasileira de Cinema (ABC), Agência Nacional de Cinema (Ancine) e pelo Ministério da Cultura (MinC)".

Mas não me engana.

Eis os jurados:

- Roberto Farias Cineasta, presidente da Academia Brasileira de Cinema (ABC)
- Clélia Bessa Produtora de cinema e professora da PUC-RJ (ABC)
- Elisa Tolomelli Produtora, diretora e roteirista de cinema (ABC)
- Mariza Leão Salles de Rezende Produtora de cinema e presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual do Rio de Janeiro (SICAV) (ABC)
- Leon Cakoff Crítico de cinema, criador e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Ancine)
- Márcia Lellis de Souza Amaral (Tata Amaral) Cineasta (Ancine)
- Cássio Henrique Starling Carlos Jornalista e crítico de cinema (MinC)
- Frederico Hermann Barbosa Maia Assessor do Ministério da Cultura (MinC)
- Jean Claude Bernardet Cineasta, crítico cinematográfico, escritor, teórico e professor da UnB e da USP (MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário