sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Potiguar participa de filme nacional

Release

O cineasta potiguar Fábio DeSilva está de malas prontas para o Rio de Janeiro, onde participa da estreia do filme Federal, o qual fez assistência de direção. A estreia para convidados vai acontecer dentro da programação do Festival do Rio 2010, no domingo (26/09). O Festival vai ocorrer de 23 de setembro a 07 de Outubro.

O cineasta potiguar e diretor do curso de Cinema da UnP, Fábio DeSilva, explica como foi a experiência de trabalhar no longa metragem. “O filme Federal pode ser considerado um divisor de águas na minha carreira profissional. A partir dele deu-se a minha entrada de fato no cinema. Fui convidado pelo diretor brasiliense Erik de Castro, que conheci em Roma quando o mesmo estava divulgando o seu documentário ‘Senta a Pua’. A princípio eu ia dirigir o making of do ‘Federal’, mas acompanhei todo o processo de tratamento de roteiro, então Erik me convidou para ser assistente de direção e assim fui para Brasília, onde passei três meses acompanhando todo o processo de pré-produção e produção do filme. Uma experiência inesquecível que levei para a produção do meu primeiro filme ‘Sangue do Barro’ e que certamente levarei para toda a minha jornada profissional” declara DeSilva.

"Federal" conta a história de Dani, vivido pelo ator Selton Mello, agente especial da Polícia Federal, que se une ao delegado Vital, Carlos Alberto Riccelli, e outros homens do grupo de elite do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal para caçarem o playboy Carlos Beque Batista, protagonizado pelo também cantor Eduardo Dusek, responsável por colocar a cidade de Brasília na rota do tráfico internacional de cocaína.

Além do renomado elenco brasileiro, o filme conta com a participação do ator americano Michael Madsen, que entre outros trabalhos se imortalizou na pele de Mr. Blonde no filme "Cães de aluguel" (1992), de Quentin Tarantino. Em “Federal” vive o papel de Sam Gibson, representante da Drug Enforcement Administration (DEA) dos EUA na violenta Brasília.

Rodado ao custo de R$ 5 milhões, com distribuição internacional assegurada pela EuropaCorp, empresa do diretor francês Luc Besson ("O quinto elemento"), "Federal" é um thriller policial dirigido pelo brasiliense Erik de Castro.

Fábio DeSilva acrescenta que “Depois de quase quatro anos de rodado, o ‘Federal’ tem a sua estreia nacional prevista para o dia 29 de outubro. Vale a pena assistir, um verdadeiro filme de ação brasileiro com umas pitadas gringas”, acrescenta o potiguar.

Fábio DeSilva
Fábio DeSilva é graduado em Publicidade, 1998, nesse ano realizou (roteiro, direção) do documentário “Cinema Italiano, a poesia em película”, selecionado na mostra de vídeo de Salvador, mostra de vídeo de Santo André e Curta Natal. Estudou cinema na Itália (Università Popolare di Roma). Teve o seu projeto de documentário ‘O Trampolim’ entre os 10 selecionados do Brasil para participar do Balcão de Projetos do Brasil Documenta da emissora GNT (Rio de Janeiro – RJ), 2003. Roteirizou e dirigiu o vídeo clipe do grupo Agregados, recebendo prêmio Hangar de melhor diretor no ano de 2005. Em 2006, fez assistência de direção do filme “Federal” de Erik de Castro (Brasília – DF), uma co-produção BSB Cinema (Brasil) e EuropaCorp (França). No ano seguinte, dirigiu o vídeo do espetáculo: “Um plano de Deus”, exibido no espetáculo de inauguração da Ponte de Todos. Em 2009, rodou seu primeiro longa metragem, o documentário “Sangue do Barro”, que estreou no cinemark. Atualmente, é diretor do curso de Cinema da Universidade Potiguar, onde leciona desde 2002, e dirige programas locais e vídeos publicitários.

Um comentário:

  1. Sérgio, obrigado pelo carinho, segue trailer oficial do filme: http://www.youtube.com/watch?v=2BMy96bfERk

    ResponderExcluir