sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O risco de anular-se

Por Marcos Silva
no Substantivo Plural

Aprecio de forma especial o convite de Sérgio ao desmascaramento dos poderes: por que pensar, todavia, que eles se concentraram apenas no estado? Essa suposição parece um eco tardio do filósofo marxista francês Louis Althusser – aparelhos ideológicos de estado, tudo é estado. Foucault falava de micro-poderes que eu, tu e eles (nós todos) carregamos e exercemos. O poder não está apenas fora de nós.

Sim, quem paga manda. Mas não basta pagar, existe todo um trabalho de convencimento para a servidão voluntária da maioria – aquele sentimento de que é justo viver na miséria porque se nasceu na miséria – seguir seu livre/preso curso. E o mando enfrenta vontades do outro – o pagamento não é Deus. Daí, ocorrerem revoltas, discordâncias, contra-poderes.

AQUI

5 comentários:

  1. Falar de corrupção na frente petista é como pedir corda a parente de enforcado. Ele bufa até suar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo a assino embaixo com esse comentário daí. Só vai anônimo porque eu não tenho nenhum perfil de identificação dos que vc disponibiliza. Se vc colocar "nome e email" eu me identificarei.

    ResponderExcluir
  3. Amigos(as) é o blogspot quem restringe comentários a cadastrados em alguns domínios. Pelo menos penso que seja. Mas a identificação pode vir aqui mesmo no comentário, como farei destas vez. Muitos fazem assim.
    Abraço!
    Sérgio Vilar

    ResponderExcluir
  4. OK. No próximo comentário, se eu ainda tiver saco pra falar de eleição ou intelectual, assim o farei. Abraço, Marcos Lima, Praça Augusto Leite, Natal, RN. Nulo neles. Corrupção elevada à condição de "assistência social". Taqui pra eles!.

    ResponderExcluir
  5. Também voto nulo. Sou João Lyra, RG: 134 421/Rn., Rua dos Tororós, 301, ap. 12. Detesto censor,não de censo, mas de censura.

    ResponderExcluir