quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Brasil tem de mudar a maneira como vê as Farc, diz Ingrid Betancourt

Por Thiago Chaves-Scarelli
Do UOL Notícias

De passagem pelo Brasil para divulgar a obra, Betancourt comentou sobre a relação que manteve com seus captores durante aqueles anos, questionou o tipo de “comunismo” praticado pela guerrilha e afirmou que o Brasil precisa mudar de postura e classificar o grupo como terrorista.

“Se há uma organização que sequestra, que manda bombas em igrejas e escolas, pois estão fazendo terrorismo e quem faz terrorismo é terrorista. Ou seja... Eu acredito que as Farc devem ser consideradas terroristas”, afirmou.

AQUI

Do blogueiro: Realmente é preocupante a visão dos brasileiros acerca das Farc. Semana passada mesmo discutia com um intelectual admirador do movimento de terroristas colombianos, justo pelo equívoco apontado por Betancourt: o vislumbre de uma raíz comunista. Nunca acreditei nisso. Acho um atraso sem fim uma guerrilha em pleno século 21. E além do mais, me chegou um daqueles e-mails horríveis de que costumo excluir. Mas esse a curiosidade me levou a uma cena de estupro horrendo (perdoem a redundância, mas foi brutal; não cabe descrição) dos chamados "guerrilheiros" das Farc com a francesa capturada durante anos. Se isso for comunismo ou movimento em prol de uma Colômbia mais livre, perdoem, mas vou incendiar meus livros de Marx.

5 comentários:

  1. Tudo bem na crítica a essa bosta de terrorismo ou o que se chame. Mas pelo amor de deus, Marx não tem nada com isso. Assim como Lutero e Tomaz de Aquino nada têm a ver com Bento dezesseis e Malafaia. François Silvestre.

    ResponderExcluir
  2. François, e o Manifesto Comunista? E toda uma teoria a respeito do modo de produção comunista? Penso que Marx tem ligação íntima com o Comunismo como Moacy Cirne tem com os botecos (rs).

    ResponderExcluir
  3. Aí é só ir ao Gênesis 6-6 e ler Deus arrepender-se de ter criado o homem. Porque não consegui ler no Manifesto Comunista nenhuma defesa do terrorismo ou que a produção comunista seja o estuário da desumanização. O certo é que nunca houve prática do comunismo. O resto é desinformação. E disso eu sou leitor. E nunca fui defensor da brutalidade contra o ser humano. O Manifesto Comunista de Marx e Engels é uma peça de defesa da humanidade. Uma negação da exploração escrota do processo de redução do homem ao capital. me diga onde estou equivocado. E aí eu me calo. abraço de François Silvestre.

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa é Comunismo. COMUNISMO. A melhor, se fosse possível esse tipo de vida em relação social. Mas o homem é incompatível com o Comunismo. Porque nós somos egoístas. O nosso umbigo é o nosso trono. somos monarcas de nós mesmos. Pré-humanos. Intermediários entre o macaco e um homem possível, mas improvável. isso não tem nada a ver com terrorismo. Nem com essa bosta do petismo, lulismo, tucanismo, bloguismo, intelectualismo de fim de feira. Abraço do irmão François Silvestre.

    ResponderExcluir
  5. Ah, então falamos a mesma língua. Pensei que o amigo tinha dito que Marx nada tinha a ver com o comunismo (rs). Chega estranhei. Pois é isso que digo: o comunismo nada tem a ver com esse terrorismo.

    ResponderExcluir