terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cultura no Dia das Crianças

Teatro, música, circo, oficinas e atividades recreativas são algumas das opções culturais e de lazer oferecidas hoje à criançada. A maioria com acesso gratuito e sem os apelos comerciais que têm marcado algumas das atrações mais procuradas pelos pais, sobretudo em dias de domingo. A pedida são os pernas de pau ou a peça infantil encenada pelo Grupo Estação de Teatro, na Praça Cívica. Outro programa gratuito é a contação de histórias na Livraria Siciliano. Veja a programação para você fazer do Dia da Criança também um dia cultural.

Teatro
O espetáculo Em Cada Canto um Conto volta aos palcos de Natal em duas apresentações. Às 10h30 na edição especial do Projeto Picadeiro (ver programação completa abaixo). Às 16h30 será apresentado no Teatro Alberto Maranhão, compondo a programação do 2º Festival Agosto de Teatro. As duas apresentações são gratuitas. O espetáculo trata da narração de histórias populares e parlendas, contadas por Nara Kelly e Caio Padilha. A música é executada ao vivo num diálogo direto com a cena, onde os atores investem no corpo e na voz para a transformação de diferentes personagens. A utilização de instrumentos musicais como recurso de contação e a sobreposição de elementos ao figurino de João Marcelino, se integram às diferentes nuances do espetáculo dirigido por Rogério Ferraz. Histórias como O Pote Vazio e Os Três Tesouros ressaltam os valores de lealdade e honestidade. A ludicidade dos objetos e adereços de cena passa a conduzir ambientes fantásticos em que se alternam aparições mágicas: um soberbo dragão, um rico burrico, um imperador da china, por exemplo. O enredo surpreendente das histórias parece articular uma série de provações ao caráter, à integridade, e à honra dos personagens. As parlendas, vinhetas e canções emprestam fluidez e um tom divertido que permite momentos de interação com a platéia.

Jiqui Country Club
No Jiqui Country Club haverá show com palhaços, brinquedos armados especialmente para a festa, brincadeiras com recreadores, sorteios e distribuição de lancheiras, picolés e pipocas, a partir das 8h. Além de todas as atrações especiais, a criançada ainda poderá se divertir no parque aquático, salão de jogos e playground da sede campestre do Jiqui, que fica no prolongamento da Avenida Ayrton Sena, em Nova Parnamirim. Informações: 3208.1227 /3208.1535.

Festa do Boi
A Festa do Boi 2010 montou programação exclusiva à criança. A partir das 10h, as “porteiras” do Parque de Exposição Aristófanes Fernandes serão abertas. E às 16h, é a vez da festa da criançada na Arena de Shows com as apresentações culturais do Circo Grock e os palhaços Espaguete e Ferrugem e Patati Patatá. O ingresso para as apresentações infantis da Arena de Shows custa R$ 10, a venda no Shopping Cidade Jardim e na Central do Carnatal (Natal Shopping). A entrada para o parque de exposição, que dará acesso aos brinquedos, custa R$ 2 e deve ser adquirida na hora. Telepesquisa: (84)3620-5262. Viva promoções: (84) 3207-1818.

Praia Shopping Musical
O cantor e compositor Alvamar Medeiros elaborou uma programação musical dedicada às crianças para hoje. A partir das 20h, o palco do Praia Shopping Musical recebe um repertório diferenciado para agradar crianças e adultos. Acesso gratuito, na Avenida Roberto Freire, em Ponta Negra.

Projeto Picadeiro
O Projeto Picadeiro arma sua tenda hoje na Praça Cívica, em Petrópolis, em edição especial dedicada à criança. A programação inclui atrações circenses, show, teatro de bonecos e muitas brincadeiras. Das 10h até às 18h30. A recepção aos visitantes do evento é sempre realizada por profissionais circenses da Tropa Trupe, com seus monociclos, duetos de malabares e pernas de pau. Mas um dos grandes atrativos em todas as edições tem sido a oficina de brinquedos, coordenada pela arte-educadora Kacianni Ferreira, que desde 2002 ensina a transformar sucata em divertidos objetos. Também será montado um parquinho infantil gratuito com pula-pula e gangorras. No mesmo espaço, um profissional pinta desenhos e bichinhos no rosto da criançada. A programação inclui apresentações musicais. Nesta edição está previsto o show da banda Trem Fantasma com o show Tem Gato na Tuba, com sucessos infantis para todas as idades como Cococoricó, meu Pintinho Amarelinho e Meu Avô, do Balão Mágico. Um show especial com João Vitor, um instrumentista mirim, que iniciou sua carreira artística com cinco anos e hoje com nove, realiza o show Brasileirinho com clássicos da música brasileira, acompanhado e dirigido por seu pai o multinstrumentista Antonio de Pádua.

Livraria Siciliano
Quem preferir um programa mais tranqüilo, a Livraria Siciliano do Midway (3º pavimento) estará aberto à contação da história “O Menino Que Emprestou Um Sonho”, em um ambiente lúdico, confortável e cheio de cores. O acesso é gratuito. A autora do livro é Rosângela Trajano. A contação tem início às 17h.

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário