terça-feira, 10 de agosto de 2010

10 anos do Provocações

Em 2000, quando a TV Cultura bateu o martelo para levar o Provocações ao ar, Antônio Abujamra foi contratado para gravar 13 edições. Dez anos e quase 500 entrevistas depois, ele continua firme como apresentador, conduzindo com a sagacidade textual de sempre o programa, como ele mesmo define, mais “controverso” da tevê aberta brasileira.

Durante estes 10 anos, ficou comprovado que o Provoca é um programa de ideias que coloca em pauta o mundo, o Brasil e personagens de diversos cenários. Também agrada telespectadores de diferentes faixas etárias e classes sociais. "Podemos não ser uma janela aberta para o mundo, mas somos certamente um periscópio sobre o oceano do social", diz Abujamra.

Para endossar a comemoração, afinal permanecer uma década no ar não é nada fácil, ainda mais quando o dono da bancada é um atarefado multiartista como Abujamra, a Cultura Marcas lança uma coleção de DVDs do Provocações com as entrevistas mais instigantes e questionadoras deste período.

Uma década no ar
Já participaram do programa tanto celebridades do mundo das artes, da política, da filosofia, da música e da literatura, quanto moradores de rua, prostitutas e pessoas anônimas de São Paulo e outras cidades. Entre as que passaram pela atração pode-se destacar Eva Wilma, Zé do Caixão, Ratinho, Ugo Giorgetti, Ignácio de Loyola Brandão, João Carlos Martins, Antônio Fagundes, Marçal Aquino, Ziraldo, entre outros. Provocações também gravou em outras localidades, incluindo Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Londrina, Recife, Fortaleza, Natal, Macapá, Moscou, Buenos Aires, Paris, Lisboa e Londres.

Encontros memoráveis
A coleção contém quatro DVDs, e cada um segue uma linha temática. Vendidos separadamente, eles entram no mercado pelo preço sugerido de R$ 29,90. São eles:

O Provocações 10 anos especial reúne as conversas que sintetizam a trajetória da atração. Na lista de entrevistados estão o jornalista e escritor Mário Prata, o arquiteto Jorge Wilheim, o poeta Mário Chamie e a colunável Marina de Sabrit, todos participantes da primeira edição, exibida dia 6 de agosto de 2000. Além deles, há ainda mais dois grandes nomes nesta coletânea: Elza Soares e Norma Bengell.

O Provocações – Nomes da Música relembra histórias de importantes personalidades do nicho artístico: Tom Zé, Walter Franco e Arnaldo Antunes.

O Provocações - Nomes do Teatro traz as entrevistas do inconfundível José Celso Martinez, o maestro da atuação Paulo Autran e a longeva, tanto em idade quanto em carreira cênica, Cleyde Yáconis.

A quarta e última compilação recebe o título de Grandes Provocações. É assim chamada pela repercussão gerada pelos entrevistados, principalmente por falarem de assuntos delicados, como racismo, prostituição e transexualidade. Os incitados por Abujamra são o músico Itamar Assumpção, a camareira baiana Dolaci Guimarães e o poeta Peter Campos. Os três resgatam as discussões sobre o lugar do negro no Brasil. No mesmo disco ainda tem o bate-papo com o ex-presidiário Luiz Alberto Mendes, João Nery, o primeiro homem a mudar de sexo no Brasil, e Rachel Pacheco, a ex-garota de programa Bruna Surfistinha.

Mais informações
Assessoria de Comunicação da TV Cultura
Guilherme Mariano (guilhermemariano@tvcultura.com.br)
Silvia Vivona (silviavivona@tvcultura.com.br)
Tel.: (11) 2182-3268 / 3216

Nenhum comentário:

Postar um comentário