terça-feira, 17 de agosto de 2010

Do licor de pitanga a Tarcísio Gurgel

A discussão inicia na literatura nordestina e se amplia para a literatura internacional. É dessa forma que vai ocorrer a VI Jornada de Culturas Brasileiras com o tema “Do licor de pitanga ao cosmopolitismo: aspectos da cultura potiguar”. O evento, que é promovido pelo curso de Letras, acontece na quinta-feira (19/08), às 18h, no Auditório II da unidade Floriano Peixoto.

A coordenadora da Jornada, profa. Conceição Flores, explica que “O tema da jornada foi sugerido por um dos capítulos do livro ‘Belle Époque na esquina’, do potiguar Tarcísio Gurgel, palestrante desta jornada. O licor de pitanga é marca registrada de Gilberto Freire que brindava os seus convidados com esse licor, simbolizando, portanto, o regionalismo nordestino e as raízes da nossa cultura. Já o cosmopolitismo aponta para as influências recebidas do estrangeiro, para o processo dinâmico da cultura, permeado por diversos aportes culturais oriundos de outros países”, declara Flores.

O escritor Tarcísio Gurgel, que tem um amplo trabalho de pesquisa na cultura e literatura norte-rio-grandense, explanará sobre aspectos da cultura potiguar, enfocando o período da Belle Époque, do final do século XIX às primeiras décadas do XX.

A professora Conceição Flores expõe sobre o objetivo do evento. “Nós temos o dever de promover a cultura do nosso estado. É nossa obrigação como educadores discutir a cultura e a literatura norte-rio-grandense. Os livros adotados no ensino fundamental e médio são feitos no sul, não incluem nem a cultura nem os autores do nosso estado, por isso a universidade tem a obrigação de dar subsídios para que os futuros professores levem para a sala de aula a cultura do Rio Grande do Norte”, acrescentou.


Os participantes da Jornada terão acesso a uma agradável noite na qual terão oportunidade de conhecer um período áureo de Natal e do Estado e de questionar sobre a cultura e a literatura do RN ao grande pesquisador, Tarcísio Gurgel. Haverá ainda apresentações musicais de alunos do curso de Letras e sarau poético.

As inscrições para o evento podem ser realizadas através do portal www.unp.br. Mais informações no telefone (84) 3215-1110.

Nenhum comentário:

Postar um comentário