quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O golpe militar no RN


A história é testemunha dos fatos, mas nem sempre eles são revelados. Muitos dos cenários, personagens e vivências do período ditatorial no Rio Grande do Norte, antes encobertos pelo manto do esquecimento, são agora revelados no livro O golpe militar no Rio Grande do Norte: e os norte-rio-grandenses mortos e desaparecidos 1969-1973 (Editora Sebo Vermelho, 108 pág. R$ 20), do professor e historiador Luciano Capistrano. O lançamento do livro será nesta sexta-feira, no IFRN (Campus Avançado da Cidade Alta), às 19h.

O livro foi construído a partir de pesquisas minuciosas, bibliografia relacionada ao tema, depoimentos de familiares dos desaparecidos e de resistentes do regime militar. Os fatos estão encadeados de forma contextualizada pelo momento político-social do período. Algumas curiosidades podem ser lidas, como o nome do primeiro preso político do Rio Grande do Norte: Evlim Medeiros, presidente do Sindicato da Construção Civil de Natal à época.

O ex-reitor da UERN, Antônio Capistrano, alerta: “Existe uma tentativa de esconder das novas gerações as arbitrariedades cometidas nesse período”. O presidente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, Roberto Monte, também escreve no livro: “Não é um tema fácil, pois desde o início da nossa história assuntos como o tráfico negreiro, Canudos, Guerra do Paraguai, Estado Novo são ainda colocados abaixo do tapete por uma classe dominante arrogante e má”. E acrescenta: “A verdade continua sendo revolucionária”.

O livro é dividido em quatro capítulos: Raízes do Golpe, A face obscura do regime militar, O golpe militar no Rio Grande do Norte, e Considerações Finais. As últimas 30 páginas são preenchidas por biografias de militantes políticos desaparecidos e mortos, além de fotos do acervo do DHnet. Um dos resistentes daqueles tempos, Mery Medeiros assina a orelha da obra: “Um trabalho de fôlego, abordando a história dos que sofreram as atrozes perseguições do regime militar ditatorial, que manchou com o arbítrio e autoritarismo a história do nosso amado Brasil”.

Lançamento literário
Livro: O gole militar no Rio Grande do Norte
Autor: Luciano Capistrano
Onde: IFRN (Campus Avançado da Cidade Alta)
Data e hora: amanhã, às 19h
Preço: R$ 20 (no lançamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário