quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Compilação da literatura potiguar

Pesquisador reúne mais de 10 mil títulos de autores norte-rio-grandenses em livro lançado hoje, na ANL

O pesquisador Francisco Fernandes Marinho possui uma das maiores bibliotecas particulares do Estado. Só de autores potiguares são quase 10 mil títulos, todos reunidos na segunda edição de Bibliografia do Rio Grande do Norte (Edufrn, R$ 567 pág. R$ 40). O lançamento do livro será às 18h de hoje na sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL). A obra funciona como facilitadora de pesquisa para estudantes e curiosos, organizada por ordem alfabética e índice remissivo.

O acervo pertence à Biblioteca Maria Fidelis da Costa. O intuito de Francisco - formado em filosofia, educação artística e pedagogia e hoje professor aposentado da UFRN - é transformar o espaço em instituição ou fundação cultural, "sem interferência do poder público". A biblioteca está situada no Conjunto dos Professores, próxima à UFRN. E já recebe estudantes e pesquisadores. Além dos livros, há também galeria repleta de telas de pintores potiguares e espaços culturais.

São quase 50 mil títulos pincelados em décadas de pesquisa. A coleção quase completa da Editora Mossorense foi doada pelo editor Vingt-un Rosado à Biblioteca, com quase cinco mil títulos. Há espaço reservado apenas aos autores potiguares. "Minha intenção é manter o instituto cultural com o dinheiro arrecadado com a venda do catálogo (Bibliografia do Rio Grande do Norte) e com o salário que ganho", afirma o professor, que iniciou a montagem da biblioteca em 1972 a partir de livros doados pelo avô.

* Publicado no Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário