terça-feira, 3 de agosto de 2010

Felipe Camarão - 1º herói nacional

O Comando da 7ª Brigada de Infataria Motorizada, sediado em Natal, que tem o nome do índio potiguar Felipe Camarão, quer criar o seu dia para assim prestar justa homenagem a um dos líderes brasileiros na Insurreição Pernambucana contra o domínio holandês (1624-1654), conhecida como Batalha dos Guararapes.

A ideia é que a data para a homenagem seja o dia 24 de agosto, dia do falecimento de Felipe Camarão (24 de agosto de 1648) que morreu com graves ferimentos após lutar bravamente contra os holandeses.

Está acertado a criação de um selo e a gravação de um dobrado para no dia 24 de agosto próximo ser levado ao público em evento a ser realizado na praça 7 de setembro, centro histórico da capital potiguar, com a banda do Exército.

A homenagem a Felipe Camarão não se resume a ser apenas uma homenagem local. Tramita no Senado um projeto de Marco Maciel que inscreve os nomes de Francisco Barreto de Menezes, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, Antônio Dias Cardoso e Felipe Camarão no livro dos Heróis da Pátria. Todos líderes na Batalha dos Guararapes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário