quarta-feira, 4 de agosto de 2010

De quando Chico Anysio se rendeu a Hianto

Por Zé Dias
enviado por email

O crítico de música Tarik de Souza, há mais ou menos 15 dias, me ligou pedindo uma foto de Hianto de Almeida, pois tinha feito um Programa no Canal Brasil com Chico Anisio e Chico citou Hianto de Almeida, macauense, considerado um dos precurssores da Bossa Nova. Viajei com Khrysstal para São Luiz do Maranhão e no Hotel não pegava o Canal Brasil.

Antes, após procurar na internet um foto de Hianto, não conseguindo, liguei para Zé Antônio, médico e ex-prefeito de Macau e o mesmo, por email, resolveu a parada, atendendo o pedido tão importante. Zé comprometeu-se comigo a gravar o programa que eu viria assistir ontem à noite. Um deleite. Entre as maravilhas ditas por Chico
Anisio, destaco duas perolas:

1- Ao ser perguntado por Tarik, quem o teria colocado no campo da música, já que era ator, redator, comediante e mil e umas facetas do rádio da época, Chico afirmou que Hianto de Almeida tinha colocado ele na música e que um dia em sua casa, de bate pronto, fizeram seis canções;

2- Tarik afirmou a Chico Anisio, que em suas pesquisas, a palavra Bossa Nossa surgiu pela primeira vez na canção Cinema Bossa Nova, de Hianto de Almeida e Chico Anysio. Como potiguar, ligado à música, fiquei feliz e orgulhoso, motivando-me a lutar mais pelo resgate da memoria musical deste craque macauense. Tenho a música.

De quebra, para fechar o firo, a música Canção do Músico, de Chico Anysio e outro parceiro que não lembro agora, talvez Chocolate, aparece no programa, interpretada pelo Trio Irakitan. Um presente dos deuses ganhei ontem à noite de Zé Antônio e Tarik de Sousa.

Abraços

Zé Dias

PS: Quem quiser a entrevista, empresto para cópia e a foto de Hianto que saiu no Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário