quinta-feira, 25 de março de 2010

Blues na terra do Côco


Natal recebe hoje bluseiros nacionais e internacionais para a 2ª edição do Natal Blues Festival

Há quem defenda a música brasileira como uma das três mais ricas do mundo, junto com a cubana e a irlandesa. Muito mais pela originalidade do que pela influência. Ora, somos os donos da Bossa Nova, do Baião e do Samba, cada qual com incrementos rítmicos enraizados na cultura brazuca. E se a Jamaica tem o reggae e a Europa exporta as raízes da música clássica, vem dos Estados Unidos a fórmula mágica da música popular tocada no mundo inteiro. E o embrião dessa popularidade é o Blues – patriarca de uma árvore genealógica-musical iniciada no século 20 e formada a partir do Jazz e do Rock.

E Natal hoje vira meca desse gênero musical de origem afro-americana – a voz do negro oprimido e imortalizada no grito sonoro de Robert Johnson, Muddy Waters, do poeta blusístico Willie Dixon, o original B.B. King, ou na referência de John Lee Hoker. Estes dois últimos já sentiram a brisa natalense, a exemplo de Robert Cray e Buddy Guy. É que a capital potiguar respira ares americanos desde o abandono ao fim da 2ª Grande Guerra, quando a província assistiu quase metade da cidade se esvair pelo Atlântico, na ainda presente década de 40.

Pois hoje, o som das américas já com mais de um século de vida volta à cidade com a segunda edição do Natal Blues Festival. E sem muitas mudanças daqueles tempos de saudade. Na primeira edição do festival, em 2009, o público da Natal do Côco de Zambê, herdeiro de Chico Antônio e fã de Khrystal, compareceu em massa. Foram mais de 700 pessoas para assistir atrações internacionais, nacionais e locais. O evento – organizado pelo Clube do Blues – começa hoje e segue até sábado, sempre às 22h no Sgt. Peppers, filial de Ponta Negra.

Na versão 2010 do Festival, e para abrir o evento hoje, a presença de um dos maiores nomes do blues contemporâneo: o gaitista Mitch Kashmar, considerado um dos grandes cantores de blues da atualidade aliando criatividade e virtuosismo como poucos. Já dividiu o palco com grandes nomes do blues como John Lee Hooker, Big Joe Turner, Lowell Fullson e Stevie Ray Vaughan. A abertura da noite fica por conta da velha conhecida e mais fiel banda de blues da cidade: The Blue Mountain, parceira do projeto Clube do Blues desde a fundação, em 2007.

Amanhã, sobe ao palco o maior expoente do Blues brasileiro, Flávio Guimarães, integrante da maior banda de Blues do Brasil, o Blues Etílicos. Em mais de 20 anos de carreira, Flávio Guimarães – um virtuose da gaita diatônica – volta a Natal para o lançamento de seu mais novo CD: The Blues Folows Me – um tributo a Little Walter. Com 18 discos em sua biografia, Flávio já gravou com artistas dos mais variados estilos como Ed Motta, Titãs, Rita Lee, Gabriel o Pensador, Alceu Valença, entre outros. Foi ainda escolhido duas vezes por B.B. King para abrir seus shows no Brasil. Ainda na noite, o som do Jack Black.

No último dia do evento, sábado, o Festival apresenta três atrações. A primeira é o compositor e guitarrista argentino Danny Vincent, dos mais importantes nomes do Blues na América do Sul. Tem tocado nos mais relevantes festivais de blues já feitos na América Latina. Já compartilhou o palco com artistas como Robben Ford, Ronie Earl e Robert Cray. Na mesma noite as presenças do mineiro Ted McNeely. Líder da banda Yelow Cab, o veterano Ted McNeely, 53 anos, 35 de guitarra, junta-se aos paraibanos da Conexão Nordeste para a apresentação. Para encerrar o Festival, o som da banda local, Mad Dogs.

Aos quarentões, cinquentões e outros “ões”, saudosistas das trilhas sonoras dos filmes A Cor Púrpura, Caddilac Records e outros mais, ou àqueles novos filhos do velho patricarca da música popular mundial, bons sons cadenciados na baixa frequência, sem a pressa sempre inimiga da perfeição.

Natal Blues Festival
Quando: de hoje à sábado
Hora: sempre às 22h
Onde: Sgt. Peppers (Ponta Negra - Av. Roberto Freire, antigo Budda Pub)
Ingresso: senhas e mesas antecipadas na Pedrassoli Turismo (3082-8652)
Valor: R$ 20 (antecipado) e R$ 25 (na hora)
Contato: 9117-1757 / 9156-6008

Programação
Hoje
Mitch Kashmar (EUA)
The Blue Mountain (RN)
Amanhã
Flávio Guimarães (RJ)
Jack Black (RN)
Sábado
Danny Vincent (ARG)
Ted McNeely (MG) e Conexão Nordeste (PB)
Mad Dogs (RN)

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal

Um comentário:

  1. Rapaz, o show foi massa, mas a organização do Sgt. foi uma merda! Ficar sentado à mesa, cujo pé é um mini-elefante é uma bosta. Pense num desconforto, entre outras coisas por exemplo, o fato de ter pago uma mesa e aqueles que pagaram menos ficarem assistindo o show na sua frente... Era melhor que fosse assim, chegou cedo pegou mesa e não cobrar por um local que não pode-se ver o show.

    ResponderExcluir