segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Esclarecimentos

E dia desses escrevi em uma matéria que a corda arrebenta do lado mais fraco. Tão somente cobrei uma dívida de R$ 700 que a prefeitura me deve, e fui chamado de tanta coisa pelo secretário de comunicação, que é melhor vocês conferirem no twitter dele.

Quero esclarecer o seguinte: trabalhei na produção e na assessoria de imprensa do Encontro de Escritores da Língua Portuguesa via empresa Mais Comunicação, do jornalista Flávio Marinho. Ou seja: a Prefeitura contratou os serviços de assessoria da Mais, e Flávio me chamou para participar da equipe.

Desde o fim do evento, ligo para Flávio cobrando os R$ 700 que negociei diretamente com ele pelo meu trabalho. As respostas, invariavelmente, foram negativas. Até que hoje, Flávio me diz que Jean Valério sequer atende mais as ligações e que ele não sabe mais o que fazer.

Imaginei, claro, que não receberia mais, ou pelo menos que esse dinheiro não viria em bons meses. Então, cobrei via twitter meus direitos, após um silêncio de três meses. Coisa que muitos fizeram. Aliás, a deixa serviu para mais um derrame de cobranças de dívidas.

Diante da repercussão rápida - tempos modernos! - Jean Valério me liga minutos depois e me diz, ponderado, que tal dívida foi paga e desconhecia qualquer débito. Expliquei que provinha da Mais Comunicação. Jean disse que essa questão era outra coisa, que o compromisso da prefeitura comigo tinha sido cumprido.

Explico: após o EELP, a prefeitura também me chamou para elaborar os Anais do evento. Aceitei, recebi a grana um mês depois e entreguei o trabalho dois meses após firmado o acordo, no prazo para ser apresentado na SBPC, conforme o planejado.

Só posso pensar que em razão do pagamento adiantado pelo trabalho dos Anais (pagos pela Funcarte!), o secretário tenha perdido a compostura diante de minha justa reclamação pelo serviço de assessoria de imprensa (de competência da Secom).

Jean disse ainda, pelo celular, que o atraso do pagamento da Mais se deu em razão de problemas de documentação. E se disse chateado - com certa razão - do que afirmei (e ele negou) também no twitter: de que publicitários já afirmam que a dívida da prefeitura com fornecedores já ultrapassa os R$ 200 milhões. Com certa razão porque falta a certeza, a investigação; porque é especulação, mas vinda de fonte confiável.

Foi tão somente isso. O próprio presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, é testemunha que já elogiei o trabalho de Jean por aqui e em vários lugares. E, sinceramente, não por esse destempero pontual, vou crucificá-lo. Mas achei extremamente agressivo e injusto. Fosse o contrário seria mais oportuno.

E queria ressaltar o seguinte: meu trabalho realizado no EELP foi o segundo em parceria com a prefeitura. O outro, foi a tal revista cultural Ginga. Não considero parceria propriamente porque deixei a revista praticamente pronta e nunca recebi nada - um "calote" de R$ 3,5 mil, afora o dinheiro do restante da equipe.

E como é de costume, este blog está aberto para contra-argumentos municipais ou de quem queira abrir o bocão.

Um comentário:

  1. Tô achando que o Secretário Jean Valério tá parecido com aquele outro, um tal de Eugênio.

    Enquanto isso a Prefeitura não pagou os Garis, nem os caçambeiros,vi no RNTV 1ª Edição, de hoje, e eles entraram em greve. Veja só: uma cidade "administrada" pelo PV e imunda, pois não tem gari pra limpar.
    Outro dia vi que um rapaz do Dosol, estava com um ano sem receber pelo trabalho que fez pra Prefeitura, só recebeu porque colocou na Net.

    Enquanto isso, pelo twitter da Prefeita, que sigo, ela pedia ao povo pra ir "passear de bicicleta e caminhar a pé" no Parque da Cidade, que ela deixou se acabar (Vi também em uma reportagem na Tribuna do Norte).

    Portanto vamos "passear no Parque" enquanto a prefeita fica pedindo voto pra toda sua família.

    Marcos Fernando Uchoa

    ResponderExcluir