terça-feira, 3 de agosto de 2010

Rock Popular Brasileiro

Sonoridade roqueira à MPB na voz e no som do compositor Romildo Soares, hoje, no Seis & Meia

A Música Popular Brasileira mais pura tem um quê de caretice e encara com receio as revoltas do rock. Agora imagine o filho da madre MPB e do profano Rock. O resultado desse matrimônio conturbado pode ser conferido no palco do Teatro Alberto Maranhão. Mas Romildo Soares já é filho crescido. Um "senhor de 49 anos", como afirma. E apresenta no Seis & Meia de hoje seu filho único: o pré-lançamento do seu primeiro CD em quase quatro décadas de música.

São dez faixas do que chama de Rock in Popular Brasileira - uma pitada rocker na comportada MPB. Uma música cosmopolita e de vanguarda. O CD Nem Todo Mundo é de Ferro é um apanhado de composições dos últimos dez anos, espalhadas entre alguns dos melhores intérpretes potiguares. Romildo é dos compositores mais gravados de Natal e dos mais premiados em festivais de música da cidade. São mais de 50 músicas mixadas em estúdio e outras 70 engatilhadas.

Nesta oitava participação no projeto Seis & Meia, contará com a participação domúsico mineiro Mário Noya, que cantará uma música gravada em parceria com Romildo, Beijo Roubado, e outras duas composições próprias. No repertório do show de logo mais, Romildo Soares expõe Algumas Verdades Sobre a Mentira, propõe Desafio, se rasga De Alma Lavada, sabe que Pro Amor Não tem Remédio, e assim se torna O Exterminador de Sentidos sem Começo, Meio e Fim.

As parcerias são muitas: Simona Talma, Valéria Oliveira, Khrystal, Lupe Albano, Geraldo Carvalho, Karla Dallman. E se contar os intérpretes, se somam à lista Pedro Mendes, Cida Lobo, Ivando Monte, Carlos Bem e duas das maiores revelações musicais da nova geração: Rodolfo Amaral e Iggor Dantas, para comprovar a versatilidade do compositor em se manter atual, sem deixar ser sugado pela música saudosista do grupo Pholhas - atração nacional desta edição do Seis & Meia.

O repertório apresentado hoje estará reunido no CD Nem Todo Mundo é de Ferro. O lançamento será durante a 5ª edição Festival MPBeco, em 18 de setembro. "O título inicial era Algumas Verdades Sobre a Mentira (composição em parceria com Simona Talma). Seria um recado, uma aprofundada nas lombras da cidade. Mas desisti. Melhor uma coisa maior. Em vez de cutucar a onça com vara curta, decidi cutucar logo o leão", brinca o compositor.

O CD Nem Todo Mundo é de Ferro virá com dez faixas e está em processo de finalização. Romildo diz ainda precisar de dinheiro para liberar o uso da canção Preciso Lhe Encontrar - composição de Demétrius, gravada por Roberto Carlos. E também a volta de Valéria Oliveira de São Paulo, onde se apresentará no Ibirapuera, para completar a participação no CD - confeccionado com o apoio do edital de música Nubia Lafayette, promovido pela Fundação José Augusto.

De fora
A composição WWW.Sem - a mais famosa do compositor - ficou fora do repertório do CD e da apresentação do Seis & Meia. "Ela já foi bem divulgada, gravada em 2001 pela cantora Simone, pelo maranhense Zé de Riba, pela banda holandesa Electrocôco e regravada no cd da potiguar Khrystal. E tenho tanta coisa pra mostrar. Deixei fora pra eu perder o medo dessa música", disse Romildo, que em 2008 recebeu homenagem especial pelo Prêmio Hangar de Música como melhor letrista/compositor, eleito pelo júri oficial do evento.

Premiada presença em festivais
Nos festivais de músicas as composições de Romildo estão sempre presentes. Foi finalista do MPbeco 2009 e 2008, ficou em 2º lugar com a canção Começo, Meio e Fim (parceria com Ivando Monte) e venceu o recente Festival de Música Cooperativista realizado no mês de julho, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, com a música Disléxico (parceria com Lupe Albano), defendida por Pedro Mendes. Romildo também se arrisca em concursos e festivais nacionais - uma alternativa de escapatória do ciclo vicioso da cena musical potiguar.

"A saída para gravar, filmar clipe, se lançar no mercado, está nos editais. O problema é que as fundações culturais daqui estão falidas. Ou então pega o aeroporto pra ralar em uma cidade maior. Já passei perrengue danado. Aqui não existe mercado. Mas internet oferece alternativas. Fiz consulta recente com um pessoal da Globo. Foram muito gentis. Mandei uma música. Eles retornaram depois de três horas dizendo ter gostado e enviando o endereço e contato do Projac. Não responderam até agora. Mas fiz minha parte", se orgulha.

A banda que acompanha Romildo no CD e no show de hoje é formada por Sérgio Mendonça no contrabaixo, Ricardo Baia na guitarra, Wagner Tse na bateria, e no teclado, o produtor e músico mineiro que participou de LPs produzidos pelo saudoso Clube da Esquina e acompanhou turnês de alguns dos nomes mais populares da música, Zé Marcos.

Serviço
Projeto Seis & Meia
Onde: Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira
Data e hora: hoje, às 18h30
Quem: Romildo Soares e Os Pholhas
Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia) - no local.

* Matéria publicada hoje no Diário de Natal (AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário