sábado, 6 de novembro de 2010

Homenagens no Lá na Carioca

Beldades homenageadas
Glorinha Oliveira será a primeira ilustre da música potiguar interpretada no Lá na Carioca neste mês

O bar e restaurante Lá na Carioca dedica a programação musical deste mês a homenagens a quatro cantoras da música potiguar. As escolhidas tiveram e têm destaque com as suas composições e interpretações no cenário nacional e internacional da música. A homenageada de hoje será Glorinha Oliveira, na voz do performático Rodolfo Amaral. Nos próximos sábados, Terezinha de Jesus (dia 13), Valéria Oliveira (dia 20) e Khrystal (dia 27) serão homenageadas por artistas especialmente convidados: Edja Alves (dia 13), Luiz Gadelha (dia 20) e Simona Talma (dia 27).

O Lá na Carioca funciona todos os sábados a partir da 11h servindo o carro-chefe da casa: a feijoada. Os shows e as homenagens começam às 15h. O espaço funciona na rua Gonçalves Ledo 808, na Cidade Alta, e surgiu em 2009 com a proposta de ser um pedacinho do Rio de Janeiro em Natal. À frente do estabelecimento está a produtora Biba Thompson, que transformou sua residência em espaço para receber pessoas adeptas do bom papo,acompanhado de boa música e, claro, de feijoada.

Para Biba Thompson, a escolha das homenageadas não foi difícil: "com cada uma delas, eu tenho uma história especial de amizade e admiração. De Glorinha Oliveira, sou fã incondicional. É um exemplo de uma mulher guerreira, com talento indiscutível. Terezinha de Jesus é quase uma vizinha, é uma comadre e amiga. Ela é do centro da cidade e do meu coração. Valéria Oliveira foi uma das primeiras artistas que conheci quando cheguei em Natal. Nunca vou esquecer dela cantando num bar na Ribeira. Sua voz e sua música estiveram sempre presentes em várias fazes da minha vida aqui na cidade. Vai ser uma honra recebê-la no Lá na Carioca", explica.

Com relação à Khrystal, ela disse que precisaria de várias páginas para enumerar motivos que não lhe faltam para homenageá-la. "Há muito, vi e acompanhei seu crescimento como mulher, artista e profissional da música, que me orgulha e deixa feliz todo o RN. Até hoje a gente se chama de filha", resume Biba. A programação inclui ainda a exposição de fotos Um Olhar Sonoro, do repórter-fotográfico Evaldo Gomes, profissional conhecido por seus clicks de shows e projetos musicais nos palcos da cidade. Em seu arquivo, constam fotos de quase todos os artistas potiguares, além de nomes da música brasileira.

Casa

Biba tem história ali no Centro e na vida cultural de Natal. Foi testemunha solidária de fatos da vida boêmia e dos casos menos românticos da cidade. Quando chegou em Natal foi atraída pela Cidade Alta. Morou numa casa de vila onde conheceu o poeta Bosco Lopes já em estado avançado de alcoolismo. "Quando ele passou mal, fui ajudá-lo e encontrei os médicos Chiquinho e Zizinho. Quando Bosquinho foi internado no hospital, veio mais gente".

Biba foi a pioneira entre as mulheres frequentadores do Bar de Nazi (o Bar da Meladinha), no Beco da Lama. Isso há 15 anos. E por ali a vida boêmia fervilhava na mesma proporção do espírito solidário de Biba. O maestro Mainha, viciado em jogo, foi despejado da pensão onde morava. "Não podia deixar Mainha na rua e perguntei: 'Terei a honra de hospedar o fantástico maestro em minha casa?'. Onde come um, come dois. Fui criada assim". O maestro morou com Biba até morrer.

Pela casa da “carioca” também ficou hospedado o violonista Carlança... “Pedrinho Mendes e a mulher vieram quando viveram tempos difíceis com o nascimento da filhinha. Recebi Romildo (Soares, compositor e músico) e seu enorme talento, rejeitado pela família. Khrystal dormiu ainda na casinha na Vila; ela no comecinho da carreira. No jantar era cuzcuz com ovo. Quando era com carne, Eu, Khrystal e Eliade (Pimentel), recém-formada em jornalismo, gritávamos: ‘Viva!’. Blackout (poeta) aparecia e perguntava se podia tomar um banho. Criança chega aqui eu cato piolho, bato um papo, dou comida quando tem. Acho que solidariedade é isso. Tem muita história...”.

Programação de Novembro do ``Lá na Carioca´´
Onde: Lá na Carioca (Rua Gonçalves Ledo, Centro, próximo à Cosern)
Data e hora: hoje, a partir das 11h
Show: às 15h, com Rodolfo Amaral - Homenageada: Glorinha Oliveira
Informações: 9404-3456 / 9175-9870
Não é cobrado couvert

Próximas atrações
Sábado 13: Show com Edja Alves - Homenageada: Terezinha de Jesus
Sábado 20: Show com Luiz Gadelha - Homenageada: Valéria Oliveira
Sábado 27: Show com: Simona Talma - Homenageada: Khrystal

* Publicado hoje no Diário de Natal (AQUI)

Um comentário:

  1. Pois é. Depois do intelectualismo da putaria cosmopolita, já que Natal foi o cabaré cultural dos americanos na guerra, nossa terra universal da sacanagem, agora no mesmo blog tem lá um poeta, poetrasto, dizendo que é preciso ler outro poeta para poder fazer poesia. Mas pra foder o cu poético da terra de Poty precisa de quê? Ir pra mata e tchan... tchan...tchan... Ticiano Borges.

    ResponderExcluir