quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Rede cultural

Release

No Rio Grande do Norte, 103 projetos culturais já receberam recursos do Ministério da Cultura (MinC) para financiar suas atividades por meio do edital Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido. São trabalhos sócioculturais como grupos teatrais, corais, bandas que usam sucatas como instrumentos, oficinas de artesanato e até mesmo grupos dedicados a promover o debate entre gerações.

Nesta quinta-feira, os vencedores do edital e representantes do MinC se encontram para trocar experiências e discutir a melhor forma de construir de uma rede que permita a interação entre os projetos. O encontro ocorreu na Pinacoteca do Estado, no Palácio da Cultura, na manhã de hoje.

Um exemplo de iniciativa que o prêmio do edital ajudou a manter viva é a "Turma de Caboclos do Mestre Antonio Grosso", do município de Major Sales, que se dedica em manter viva a tradição da dança de origem indígena.

"Desde os 12 anos de idade que danço Caboclo. Eu ensino o passo da dança e da história faz uns 40 anos. Quando uns vão ficando 'mais velhos' e não aguentam mais dançar no trupé dos caboclos, outros vão entrando no lugar deles", conta o mestre Antônio Grosso. Segundo ele, "essa atividade ocorre durante todo ano. A gente se junta no terreiro só pra brincar, mas o tempo mais forte é na Semana Santa e no Sábado de Aleluia", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário